Áreas secas não devem ser desertos em matéria de investimento

Bonn, 17/06/2011. A principal mensagem deixada na abertura da Semana de Combate à Desertificação foi de que os desertos são áreas com grande potencial para o desenvolvimento e a sustentabilidade para sua população e seus países. Nós precisamos traduzir isto em termos econômicos comparando a inação em relação aos ganhos e benefícios de ações efetivas de combate à desertificação. Essas áreas não podem virar deserto de investimento disse Mr. Luc Gnacadja, especialista da ONU em terras degradas, desertificação e estiagem.

“Estou certo de que as discussões e visitas desta semana no Senegal devem ter fornecido muito mais evidências disto do que eu poderia mencionar com palavras. Ou seja: a chave para o desafio da desertificação, degradação de solos e secas mesmo que reais podem ser solucionadas, completou.

Gnacadja falou de Dakar, Senegal, no Dia Mundial de Combate à Desertificação (17 de junho). Em evento paralelo, em Madrid, Espanha, o craque de futebol Carlos Marchena, foi designado com embaixador da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

As atividades desenvolvidas durante as celebrações incluíram consultores, cientistas e planejadores governamentais e deixaram evidente a necessidade de uma ação conjunta para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, gerenciamento de solos prevenção e combate à desertificação, conservação da biodiversidade e mitigação das vulnerabilidades tanto em áreas urbanas como rurais. Atualmente mais de 10 milhões de famílias vivem em áreas desérticas comente no continente africano.

Nova edição do curso sobre Planos Municipais de Saneamento

A Pezco Consultoria realiza nos dias 30 de junho e 1º de julho uma nova edição do curso sobre Planos de Saneamento Básico:

Horário: Das 8h30 às 19h10.

Local: Auditório FIPECAFI – Rua Maestro Cardim, 1.170 – Bela Vista – São Paulo/SP

O objetivo do curso é apresentar aos profissionais do setor as ferramentas para elaboração dos planos municipais de saneamento básico, com vistas a preparação dos planos por parte destes técnicos, bem como para o acompanhamento de contratos de consultoria que visem a execução destes planos. Para visualizar a agenda completa, acesse o site:www.pezco.com.br

Programa

DIA I – Manhã

Análise da viabilidade econômico-financeira em saneamento: a conexão entre PMS e EV – Prof. Dr. Frederico A. Turolla (Pezco Pesquisa & Consultoria)

A regulação e o planejamento: interfaces

Prof. Dr. Alceu de Castro Galvão Jr. – (Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará)

Dia I – Tarde

PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento – Prof. Dra Ana Lúcia Brito

A construção de políticas estaduais de saneamento básico e os aspectos jurídicos dos planos – Dra. Alessandra Ourique de Carvalho.

A importância dos sistemas de indicadores no planejamento – Prof. Dr. Peter B. Cheung.

Dia II – Manhã e tarde

Oficina de elaboração de planos Municipais de Saneamento Básico

Prof. Dr. Alceu de Castro Galvão Jr

Informações e Inscrições:

Daniel Sales: (11) 3582-5509 – (11) 8635-5193. desenvolvimento@pezco.com.br.

(Solicite a ficha de inscrição)

Leave a Reply

Your email address will not be published.