
A empresa israelense IDE Technologies está construindo a maior e mais ecológica usina de dessalinização na China. A dessalinização é um processo usado principalmente por países desérticos e/ou com escassez crítica de água, como Arábia Saudita e Jordânia.
A tecnologia da IDE para a fábrica na China é o da destilação da água do mar. A água salgada é aquecida ao passar dentro de tubos no interior de uma câmara que contém sobras de vapor provenientes de uma usina de energia – uma espécie de radiador ao contrário. A água salgada quente entra então numa câmara despressurizada que reduz a temperatura na qual a água está fervendo e então se evapora.
A usina da IDE será instalada em Tanjin e usa a chamada destilação multi-efeito (MED). O projeto economiza 50% da energia utilizada pelas usinas de dessalinização térmicas. O vapor usado para aquecer a água antes do processo de evaporação vem de uma usina de força próxima, o que permite o uso de energia que normalmente seria desperdiçada.
Segundo Avshalom Felber, CEO da IDE, a primeira fase do projeto já esartá operandocom capacidade de dessalinizar 100 mil metros cúbicos de água por dia. A capacidade total, quando concluída, será de 400mil metros cúbicos por dia.
Pedaladas que valem refeições
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável.
Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

Leave a Reply