Vídeo alerta para os efeitos negativos das alterações no Código Florestal

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou nesta segunda-feira, dia 28 de março, o vídeo “Código Florestal em Perigo”, que está disponível na internet. A animação alerta para os efeitos negativos das alterações no Código Florestal Brasileiro previstas no substitutivo ao projeto de lei nº 1876/99 e outros apensados, que tramita no Congresso Nacional.

A animação foi produzida em parceria com o SOS Florestas, uma aliança de movimentos sociais e organizações ambientais que são contrários ao substitutivo e da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte. O objetivo dessas instituições é utilizar o vídeo como uma ferramenta de mobilização social, incentivando o público a aderir à causa e a assinar o manifesto virtual que será enviado aos parlamentares.

O vídeo apresenta a dimensão dos impactos decorrentes da redução das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) – beira de rios, topos de morros e encostas íngremes – e da modificação no estabelecimento de áreas de reserva legal, caso sejam aprovadas as alterações no Código Florestal.

Com a diminuição das APPs, por exemplo, os riscos de erosão, desmoronamento e enchentes, tanto em zonas urbanas como rurais, aumentariam. De acordo com relatório do Observatório do Clima divulgado no fim de 2010, com a redução das matas nas margens de rios, estima-se que o país possa perder uma área equivalente a dois milhões de campos de futebol de florestas.

“Se as alterações previstas forem aprovadas, as atividades econômicas e o bem-estar da sociedade serão ameaçados. Teremos grandes prejuízos que, em um curto espaço de tempo, podem afetar a qualidade da água e a fertilidade do solo”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Além disso, a redução de áreas naturais também faria com que o Brasil elevasse suas emissões de gases do efeito estufa, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.

Para assistir ao vídeo, basta acessar o link:

www.youtube.com/watch?v=p_3tXpu1-IM.

O manifesto está disponível em:

http://www.avaaz.org/po/peticao_codigo_florestal/?sos.

Criadas subcomissões sobre transporte e tragédias ambientais

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara ndos Deputados aprovou a criação de duas subcomissões, uma sobre tragédias e desastres em áreas urbanas e outra sobre os problemas de mobilidade e de transporte nas cidades.

A subcomissão sobre tragédias foi requerida pelo deputado João Arruda (PMDB-PR). O objetivo será acompanhar as ações dos ministérios das Cidades, da Integração Nacional e do Planejamento para prevenir os desastres naturais e criar mecanismos de proteção às populações das áreas urbanas afetadas pelos fenômenos da natureza. “Somente neste início de 2011, mais de uma dezena de cidades brasileiras sofreram danos derivados de enchentes, chuvas torrenciais, ventos e desmoronamentos, deixando milhares de desabrigados”, justifica o deputado.

Já a criação da Subcomissão Permanente de Mobilidade Urbana e Transporte foi solicitada pelo deputado Roberto Dorner (PP-MT). “É necessário buscar soluções concretas para a crise da mobilidade urbana e do transporte público, que se agravou, em virtude do inchaço populacional e da falta de planejamento urbano de nossas regiões metropolitanas”. Para o autor, o assunto ganha relevância em função de o País ser sede de grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Fonte: Agência Câmara.

Leave a Reply

Your email address will not be published.