Pegada hídrica é tema de exposição em São Paulo

A Mexichem Brasil, detentora da marca Amanco, acaba de lançar, na estação Sé do metrô de São Paulo, a exposição fotográfica Hydros IV – Cotidiano, que reúne imagens e informações do livro de mesmo nome. A publicação está sendo lançada pela Mexichem no mundo inteiro, em edição trilíngue (português, inglês e espanhol), no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março). Por ser um livro de fotografias, os textos incluídos cumprem só o papel de apoio para os conteúdos visuais, sendo que o foco é visual e lúdico, com a participação de fotógrafos de diversos países da América Latina. A partir de 4 de abril, a exposição vai para o Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

Escolher o cotidiano como tema central desta edição do Hydros implica o desafio de mostrar em “primeira pessoa” a relação diária com a água, desde sua individualidade até o encontro com o outro, segundo a gerente de Comunicação Corporativa da Mexichem Brasil, Yazmín Trejos, coordenadora editorial do livro. “A fotografia evidencia momentos de ligação com a água, dos quais não somos necessariamente conscientes e, por isso, deixamos de entender o impacto das nossas ações”, diz.

O livro toma por base o conceito da pegada hídrica para mostrar e conscientizar sobre quanta água consumimos no nosso cotidiano, não só ao beber ou tomar banho, mas em forma de alimentos, bens e serviços, que, para serem produzidos, gastam uma quantidade muito maior de água.

Assim, cada pessoa consome por dia cerca de 5 mil litros de água, ou 1 milhão e 24 mil litros por ano, o equivalente a metade de uma piscina olímpica. A agricultura é o maior consumidor de água doce do mundo. São gastos cerca de 21 mil litros de água para se produzir 1 kg de café torrado, de modo que em uma simples xícara de café (7 gramas do grão) lá se vão 124 litros. E três lâmpadas acesas durante uma hora consomem 48 mil litros de água.

Segundo Yazmín Trejos, o desafio foi transformar informações técnicas em algo que pudesse sensibilizar o cotidiano de cada um de nós. Por isso, o livro recria um dia de cada pessoa, desde que acorda, toma café de manhã e sai para trabalhar até se deitar.”

O Hydros IV mostra a relação íntima, embora inconsciente, do ser humano com a água. “O cotidiano é retratado por meio da imagem em seus significados internos e externo, evidenciando uma relação que sempre existiu, mas que não conseguimos manter e entender. As fotografias do Hydros devem gerar uma mudança de percepção do cotidiano diante da grande oportunidade que o ser humano tem hoje de transformar a realidade, tanto no âmbito pessoal como coletivo”, explica a coordenadora editorial.

“Entendemos que a água, como elemento vital para o desenvolvimento, transforma-se em eixo transversal de todas as nossas atividades empresariais”, afirma Marise Barroso, presidente da Mexichem Brasil. Além de promover iniciativas de sensibilização sobre o tema da água com todos os seus stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, comunidade), a empresa busca soluções inovadoras para oferecer à sociedade produtos que propiciem economia de água.

“Com iniciativas como a do Hydros, queremos fazer parte de uma mudança de paradigma na conduta humana, construindo uma nova maneira de conviver com a água, em um mundo onde a humanidade viva dentro dos limites de reposição da Terra”, acrescenta Marise.

Serviço:

Exposição Hydros IV – Cotidiano

Locais e datas: Estação Sé do metrô – 14 a 25 de março.

Conjunto Nacional – Av. Paulista, nº 2.073 – 4 a 25 de abril.

Estágio no IPT

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo abriu processo de seleção para 40 vagas de estágio em diversas áreas profissionais. As vagas integram o programa IPT Novos Talentos, criado pelo instituto com o objetivo de aproximar os estudantes do cotidiano da futura profissão.

Ao todo são 30 vagas de estágio remunerado destinadas a estudantes de cursos de nível superior e dez para alunos de cursos de nível técnico. O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste em um exame de conhecimentos específicos da área selecionada.

Na segunda etapa, o candidato será avaliado em uma entrevista técnica. De acordo com o IPT, o conteúdo programático das avaliações obedecerá à grade curricular determinada pelo Ministério da Educação (MEC) do curso em formação.

Os estágios serão realizados na sede do IPT, localizado na Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, em São Paulo. Os candidatos selecionados receberão bolsa mensal – calculada por hora de acordo com o ano e o nível –, além dos benefícios, como restaurante próprio do IPT, transporte em ônibus fretado ou vale transporte, assistência médica, odontológica e ambulatorial e creche (para candidatas e condicionada à existência de vagas).

Os interessados devem fazer a inscrição no site do instituto: www.ipt.br/trabalhe/estagio.

Leave a Reply

Your email address will not be published.