
Incorporar mudanças no hábito dos cinco personagens é um dos grandes desafios do game Missão Triplo R, que trabalha com os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar. Criado pela empresa Sambão Produções Inventivas, de Jacareí (a 80 km de São Paulo), o jogo para computador também provoca os jogadores a reduzir o custo ambiental do personagem, ou melhor, do avatar que ele escolher para jogar.
“Eu me diverti muito criando este game. É gratificante e prazeroso poder produzir um jogo que reúne informação e diversão”, explica a empreendedora Tatiana Baruel. De acordo com ela, a ideia de criar um jogo de computador deve-se ao fato de o equipamento ser um meio de comunicação e uma ferramenta de ensino muito utilizada por ser de fácil acesso e conquistar os jovens.
A empresa foi um dos três empreendimentos da Incubadora de Jacareí (SP) a ter o seu projeto contemplado pelo programa Prime do FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) – ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse programa visa a apoiar novas empresas auxiliando na estratégia gerencial para o desenvolvimento e comercialização de produtos ou processos inovadores, além de proporcionar a construção de uma estratégia vencedora de inserção no mercado.
A Sambão Produções Inventivas agora busca parceiros e investidores para colocar o game – que será gratuito ao usuário – no mercado. O foco principal são empresas e instituições que valorizem e se preocupem com a questão ambiental. “A marca poderá ser exposta de formas diferenciadas em alguns módulos do jogo ou até mesmo podem ser criados módulos customizados”, afirma Tatiana. A incubada também pretende firmar parcerias com instituições de ensino para que o jogo seja utilizado na conscientização dos alunos sobre como as mudanças no comportamento podem trazer melhorias para a qualidade de vida de todos. Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelo site ,a hyref=”http://www.sambao.com.br”>www.sambao.com.br.
O aproveitamento dos empreendedores da Incubadora de Jacareí foi de 100%, já que os três que se inscreveram no programa foram contemplados. Cada empreendimento recebeu uma verba de R$120 mil que, de acordo com o FINEP, é para custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico, financeiro, de certificação e custos, entre outros, durante 12 meses. O Prime foi realizado pela FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino).
Bogotá verde
A Colômbia se destacou como um dos países com melhor desempenho ecológico da América Latina, segundo o estudo Green City Index, elaborado pela empresa alemã Siemens em conjunto com a unidade de estudos da revista britânica The Economist, divulgado no World Mayors Summit on Climate (WMSC). O evento, realizado no México, recebeu prefeitos do mundo todo para discutir ações de combate às mudanças climáticas.
O estudo teve como objetivo analisar variáveis de 17 cidades da América Latina: eficiência energética, emissões de dióxido de carbono, uso do solo e edifícios, tráfego, resíduos, água, situação das águas residuais, qualidade do ar e agenda do governo para o meio ambiente. É a primeira vez que este levantamento é aplicado na América Latina.
Bogotá ficou entre as seis cidades mais bem colocadas, sendo reconhecida pelo seu bom desempenho no uso da terra. A capital se destacou pela grande importância que dá às áreas verdes, que alcançam 107 m² por pessoa, número mais alto entre as cidades de população média. Além disso, a revista The Economist concedeu um especial reconhecimento pela rede de transporte, a TransMilenio, que ao se unir a implementação de ciclovias, ajuda a reduzir o uso de veículos particulares em circulação.
O estudo enfatizou a diminuição em emissões de dióxido de carbono produzidas na geração de eletricidade (produzida com hidroelétricas e não com termoelétricas, que usam carbono), o que se acrescenta um baixo consumo de energia. De acordo com os responsáveis pelo levantamento, este é o resultado de políticas voltadas a conscientizar as autoridades municipais sobre a necessidade de desenvolver políticas sustentáveis.
Os esforços da Colômbia, que aposta em um turismo responsável, servem como exemplo para toda a região da América Latina. O país se destaca na preservação do meio ambiente, não apenas por ser o maior em biodiversidade do mundo por km², se não pelas boas práticas que implementa. Mais uma razão para visitar o país e correr o risco de querer ficar.
Leave a Reply