Bahia mostra projeto para educação ambiental em saneamento

Incentivo à criação de organizações da sociedade civil, produção de programas de rádio com a temática socioambiental e comunidades “de olho” nas ações locais que envolvem saneamento básico. Estes são alguns dos primeiros resultados do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), que está encerrando suas atividades em 13 municípios da Bahia.

O projeto começou em março de 2010, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (SEDUR/EMBASA), em parceria com a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-cultural e Ambiental (FUNDESF) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Durante o ano de 2010, foram realizadas oficinas com temas como legislação ambiental, saneamento, comunicação comunitária – educomunicação, tecnologias sustentáveis (permacultura) e ações de mobilização em escolas e outros espaços em cada um dos 13 municípios, onde uma equipe local incentivou atividades junto ao um grupo de acompanhamento do projeto, o GAPEAMSS.

Os seminários de encerramento do projeto trazem a síntese do que foi construído pelo GAPEAMSS e pelas equipes locais junto às comunidades. A preocupação foi o foco na continuidade do que foi iniciado dentro do PEAMSS, principalmente o acompanhamento dos planos municipais de saneamento pela sociedade civil.

De acordo com a lei 11.445/07, todos os municípios brasileiros devem elaborar esses planos, até 2013, para organizar ações envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos. Ocorre que a elaboração desse planos começa pelas prefeituras e deve ter a participação da população – e a grande contribuição do PEAMSS foi trazer subsídios para incentivar esse planejamento participativo.

Em Teofilândia, por exemplo, o GAPEAMSS transformou-se em uma comissão de acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento, que já está se articulando junto à Prefeitura para a elaboração do mesmo.

A programação dos seminários de encerramento inclui a apresentação dos produtos elaborados pelos alunos das oficinas do projeto: fotoclipes, teatros, exposição de fotografias (que foram produzidas em uma vivência para despertar o olhar dos participantes sobre o seu lugar), jornais e programas de rádio comunitários, que foram ou estão sendo exibidos em emissoras que tornaram-se parceiras do projeto. Também estão sendo lidas cartas-compromisso, onde os participantes do PEAMSS trazem aos presentes suas expectativas e solicitações ao poder público para que o a organização do saneamento básico se torne realidade.

Fonte: www.peamssbahia.com

Economia do Meio Ambiente – Ênfase em Negócios Ambientais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com as inscrições abertas para pós-graduação a distância sobre “Economia do Meio Ambiente – Ênfase em Negócios Ambientais”. O curso faz parte do Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA).

A pós-graduação em “Economia do Meio Ambiente – Ênfase em Negócios Ambientais” visa a capacitar os profissionais com uma visão econômica, de valoração dos recursos ambientais e sua utilização. O curso tem carga horária de 460 horas, contando com dois encontros presenciais.

O conteúdo abordará temas como meio ambiente e sustentabilidade; princípios gerais da economia; MDL e mercado de carbono; economia dos recursos hídricos; energias naturais renováveis; economia do meio ambiente; contabilidade e meio ambiente; legislação ambiental; elaboração e avaliação de projetos ambientais; aspectos econômicos da conservação ambiental; marketing ambiental; e políticas públicas ambientais.

Mais informações: negociosambientais@ufpr.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.