
Os bosques do mundo são essenciais para a vida, sua diversidade e para alcançar os objetivos primordiais da humanidade, tais como: reduzir a pobreza, frear as mudanças climáticas e lograr um desenvolvimento sustentável. Durante 2011, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) trabalhará para assegurar que os bosques ofereçam seu máximo potencial para o bem-estar humano e a conservação da biodiversidade.
Bosques 2011 será uma celebração do papel central que a população deve desempenhar no manejo, conservação e desenvolvimento sustentável de nossos bosques”, declara Julia Marton-Lefèvre, Diretora General da UICN. “O ar que respiramos, os alimentos, a água e os remédios de que necessitamos para sobreviver, a variedade da vida na Terra, o clima que influencia nosso presente e futuro, tudo depende dos bosques. Este deve ser o ano em que o mundo reconheça a importância vital da saúde dos bosques para a vida na terra, para as pessoas e a biodiversidade”.
Durante o ano, a UICN ressaltará os resultados de sua Estratégia de Meios de Vida e Paisagens, anunciará novas iniciativas em seu trabalho pela restauração da paisagem florestal e baseada nos êxitos recentes da agenda internacional 2010 de REDD+.
Bosques 2011 dá sequência o Ano Internacional da Diversidade Biológica, que culminou em um plano mundial para salvar e restaurar a natureza e um ponto de inflexão alcançado nas negociações internacionais sobre o clima de Cancun, em dezembro passado.
Bosques 2011 será lançado durante a reunião do Fórum de Bosques das Nações Unidas, no dia 24 próximo, em Nova York. A homepage da UICN desenvolverá uma seção especial para o Ano Internacional dos Bosques, que estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2011, em: www.iucn.org/iyf
O valor dos bosques
Os bosques são o lar de 80% da biodiversidade do mundo e de 300 milhões de pessoas. Proporcionam meios de vida a mais de 1 bilhão de pessoas, quase 1/4 da humanidade. Cobrem 31% do total do território e armazenam mais gás carbônico do que a quantidade atual existente na atmosfera da Terra.
Constituem o meio mais rápido, eficaz e amplo para reduzir as emissões mundiais.
Todos estes muito outros fatos mostram porque os bosques são importantes para a sobrevivência e o bem-estar das gerações atuais e futuras. O Ano Internacional dos Bosques tem como objetivo aumentar a consciência pública sobre os múltiplos benefícios de contar com bosques saudáveis e as formas de mantê-los em pé e bem cuidados.
Leave a Reply