
Foto: Rio Gravataí. Divulgação.
No dia 17 de dezembro, em reunião geral dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente – SMMA da cidade de Cachoeirinha (RS) foi lançada a campanha Verão Responsável 2011: Água Nossa de Cada Dia.
De acordo com o secretário da SMMAm, David Cafruni as preocupações referentes à preservação da água e seu uso sustentável, inter-relacionam um dos elementos essenciais à manutenção da saúde e a qualidade de vida, em todas as suas formas conhecidas: “o acesso e o uso da água de boa qualidade é um direito humano básico, mas cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão privadas desse bem e 2 bilhões vivem sem saneamento básico. Para evitarmos cenários críticos em abastecimento de água potável é fundamental a promoção de mudanças em hábitos e atitudes visando à reversão da utilização indiscriminada. Cada cidadão é responsável pelo uso racional da água”.
Em 2005, a estiagem causou uma das maiores secas no Estado. Em vários trechos, o rio Gravataí secou e comprometeu o abastecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas.
Ao finalizar, Cafruni destacou: “estamos vivendo um tempo de grandes mudanças e transformações: uma trilogia que aponta um início, meio e fim obscuros, com previsões pessimistas para as futuras gerações. Precisamos ampliar a mobilização social e promover um senso comum de cumplicidade e comprometimento visando à preservação de nosso ambiente: que seja possível reverter à insanidade e a ignorância frente ao nosso bem maior. Economizar água é um ato de Cidadania”.
Folheto educativos estão sendo divulgados alertando para ações que podem mudar hábitos relativos ao mau uso dos recursos hídricos. A Prefeitura alerta que as previsões meteorológicas apontam para este verão um período de estiagem e seca no Estado do Rio Grande do Sul. “Cada cidadão é responsável pelos usos e preservação da água: um dos elementos essenciais à manutenção da saúde e a qualidade de vida” , esclarece.
Entre as medidas sugeridas estão:
Evite quaisquer desperdícios: em banhos prolongados; não lavar calçadas e veículos com água potável, evitando o uso de mangueiras e torneiras abertas intermitentemente, revisar se há vazamentos ou fuga de água, controlar o uso da torneira quando lavar a louça ou escovar os dentes.
Lixo eletrônico pode ser descartado na Procempa em Porto Alegre-RS
A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de Porto Alegre (Procempa) é ponto permanente para coleta de resíduos eletrônicos. Qualquer cidadão pode descartar seu lixo tecnológico na recepção da empresa (Avenida Ipiranga, 1200).
A inciativa é do Programa Procempa Verde, por meio da série de capacitações intitulada Recicla Procempa, que atua com apoio das supervisões de Patrimônio e Eventos, responsáveis pela logística do processo. O lixo recebido é armazenado em local apropriado até a coleta ser realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Para descartar, basta preencher um documento com as características do que está sendo doado e de quem está descartando, para controle de quantidades do lixo e descarte na cidade de Porto Alegre. Cooperação – A alternativa de destino para o e-waste (resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos) acontece graças a uma parceria entre Procempa e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que realizará o descarte final na forma ambientalmente correta.
Leave a Reply