A República Dominicana está buscando a melhoria dos serviços de agua e esgoto para pelo menos a 205.000 pessoas de baixa renda em comunidades rurais e periurbanas mediante o apoio financeiro do governo da Espanha e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A Espanha doará US$35 milhões do Fondo Español de Cooperação para Agua y Saneamiento en América Latina y el Caribe (Fondo Espanhol), que se associou ao BID para financiar outros projetos em toda a região. O BID aportará US$35 milhões em empréstimos.
Os fundos permitirão à República Dominicana ampliar a cobertura de saneamiento em sete províncias com altos níveis de pobreza: Independencia, Barahona, San Pedro de Macorís, San Cristóbal, Bahoruco, San Juan e Elías Piña.
O programa desconcentrará a prestação de serviços saneamento em zonas urbanas e periurbanas nas sete províncias. Em quatro delas a prestação é regional feita pelo Instituto Nacional de Aguas e Esgoto (INAPA). Nas zonas rurais, o serviço será delegado a associações comunitárias. Em ambos casos, o programa prestará apoio administrativo, técnico e operacional assim como os recursos humanos, capacitação e equipe.
Os fundos também serão utilizados para fortalecer a administração comercial, técnica/operacional e administrativa no escritório principal do INAPA para que possa prestar serviços em outras províncias e cumprir suas funções de planejamento e supervisão nas províncias onde os serviços deverão ser desconcentrados.
Leave a Reply