Universidade cria núcleo de produção mais limpas

A Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi (SP) acaba de criar o Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa, dedicado à pesquisa de estratégias produtivas para evitar ou minimizar a geração de resíduos e a promover a utilização eficiente de energia. O objetivo é identificar, aplicar e desenvolver tecnologias limpas que proporcionem ganhos econômicos para as organizações e benefícios ao meio ambiente.

O Núcleo está estruturado em três linhas de pesquisa principais:

1. Manejo Sustentável dos Recursos Hídricos,

2. Padrões Racionais de Consumo Energético

3. Sustentabilidade e Inovação em Produção mais limpa.

“Responsabilidade social e sustentabilidade estão hoje nas agendas de grandes corporações e até empresas de pequeno porte. A criação do grupo de pesquisa oferece aos alunos a oportunidade de acompanhar as principais tendências do mercado”, afirma José Carlos Jacintho, coordenador do Núcleo de Estudos de em Produção mais Limpa da Anhembi Morumbi.

A Escola de Engenharia e Tecnologia já desenvolve projetos de eficiência energética. Em agosto, os alunos dos cursos de Engenharia venceram a Maratona de Eficiência Energética 2010, com um carro capaz de percorrer 140 quilômetros com apenas um litro de etanol. Em setembro, o projeto “Meio Alternativo de Energia: Geradores a Diesel x Bi-combustível e Gás Natural” da aluna Tatiana Yambanis Thomaz, do curso de Engenharia de Produção, foi premiado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no concurso “Incentivo às Melhores Práticas de Produção Mais Limpa”.

Jales planta árvores em homenagem aos recém-nascidos da cidade

Neste sábado (30/10), no período das 07.00 às 10.00 horas aconteceu o prosseguimento do Projeto: Nasce Uma Criança, Plante Uma Árvore! O ato foi na área de reflorestamento da estação de tratamento de esgotos da Sabesp, nas margens do córrego Marimbondinho.

Foram plantadas 460 mudas. Apoiados pela Sabesp, os funcionários da Santa Casa Misericórdia de Jales plantam uma árvore para cada nascimento. Desta vez, os professores, alunos e pais da Escola Juvenal Giraldelli também participaram.

As mudas foram fornecidas pela Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente de Jales. O plantio foi em homenagem às crianças nascidas nos meses de março a julho de 2010 (460 nascimentos).

O projeto foi iniciado neste ano e este já é o terceiro plantio.

Leave a Reply

Your email address will not be published.