Uso lúdico da PET deu prêmio a professor em 2009

Um dos premiados na edição 2009 do Prêmio Ecopet foi o professor Marlon Luis Lucchini, professor de Educação Física e Biologia que concorreu com o trabalho Ecorrecreação.

Segundo ele, preocupado com a excessiva valorização dada às aulas expositivas e de memorização de conteúdos, descontextualizadas das vivências do aluno, dificultando a construção de conhecimento, resultando em aulas monótonas e desinteressantes, apresentou a proposta metodológica da Ecorrecreação. A intenção foi auxiliar na reversão desse processo, esta proposta metodológica pretendeu demonstrar que através da ludicidade, da criatividade, da contextualização dos assuntos e da aplicabilidade prática dos conhecimentos pode-se tornar as aulas mais interessantes, alegres, prazerosas e úteis na construção do conhecimento.

Ele defende que o ensino não seja centrado unicamente na figura do professor, tendo este último a missão de ser um facilitador das informações necessárias para que os alunos aprendam. Para ele ensinar não é somente transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção. Nessa perspectiva, é necessário ir além, motivar os educandos para que sejam mais ousados, curiosos, criativos e participativos. Educar não é apenas repetir palavras, é transformar a informação em conhecimento, em experiência, estimulando a reflexão.

A Ecorrecreação não é um novo método de ensino, é uma proposta metodológica que tem como concepção a utilização do lúdico como instrumento motivador da aprendizagem, contextualizada através da participação ativa, alegre e prazerosa dos alunos. Igualmente, pretende-se, através desta proposta, descrita a seguir passo a passo, estimular a curiosidade inata dos alunos para as aulas, tornando-os automotivados, já acreditando que em nenhum momento o aprendizado deva-lhes parecer doloroso ou entediante.

Ele narra que nesta proposta estimulou a participação dos alunos nas aulas na EMEF Maria Quitéria, no ano de 2008 e 2009. “Como professor, coube a mim planejar e dirigir as atividades Ecorrecreativas, com o objetivo de desencadear o esforço de ação e reflexão dos alunos, procurando garantir uma aprendizagem efetiva sobre a problemática das garrafas PET. Desta forma, estimulei o aluno a pensar, propondo atividades para o descobrimento e construção de suas idéias sobre o mundo em vez de fornecer informações prontas” explica.

A proposta metodológica da Ecorrecreação foi utilizada para introduzir, sistematizar e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados. As atividades foram escolhidas e preparadas com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos sobre as PET. “Utilizei as atividades e os jogos não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar a favor do desenvolvimento do interesse em relação ao conteúdo abordado nas aulas”, conclui.

Inscrições abertas ao Prêmio Ecopet

Em sua 11.ª edição, o Prêmio EcoPET, realizado todos os anos pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), está com as inscrições abertas até o dia 30 de agosto. O objetivo do evento é estimular a divulgação e o desenvolvimento de estudos, sistemas, processos inovadores e novas utilizações para o PET reciclado obtido a partir de embalagens pós-consumo.

Para este ano, a novidade é a categoria Arte e Moda, que substitui a de Artesanato. Além dos itens produzidos por artesões e artistas plásticos com as embalagens, também concorrerão artigos de confecção que tenham como base e estrutura fios e fibras feitos a partir do PET reciclado.

As demais categorias – Educação Ambiental, Pesquisas e Processos, Coleta e Separação, Ação de Empresa e Reportagem Ambiental – permanecem inalteradas. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Abipet – www.abipet.org.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.