
A Argentina iniciará um programa importante para melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços saneamento básico em suas principais cidades e áreas suburbanas com uma linha de crédito condicional de até US$ 710 milhões aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A primeira operação no âmbito desse empréstimo, de US$ 200 milhões, financiará melhorias no serviço de esgotos na área metropolitana da Grande San Juan e modernizará os serviços de água nas partes centro e oeste da cidade de Salta. Ambas as áreas urbanas estão localizadas no noroeste da Argentina e esses projetos devem beneficiar cerca de 600.000 pessoas.
Os recursos também serão usados para fortalecer a capacidade institucional dos prestadores desses serviços em ambas as cidades e ajudar na preparação de projetos futuros.
Operações subsequentes da linha de crédito financiarão alguns dos 16 projetos em 11 províncias que foram preparados pela ENOHSA, a companhia nacional argentina de água e saneamento. São 4 projetos de água e 12 de saneamento. Alguns recursos também serão usados para fortalecer a capacidade institucional da ENOHSA e as funções de planejamento e regulação de companhias subnacionais encarregadas desses serviços.
O governo da Argentina identifica esses projetos individuais como parte de sua estratégia de longo prazo para alcançar cobertura universal dos serviços de saneamento e para melhorar a qualidade e a eficiência desses serviços em áreas onde eles já são oferecidos. A linha de crédito do BID financiará atividades focalizadas em cidades ou áreas urbanas com pelo menos 50.000 habitantes.
Este programa completa empréstimos anteriores do BID para o setor de saneamento da Argentina, entre eles um que financia projetos em cidades de até 50.000 habitantes e outro destinado a apoiar investimentos na cidade e áreas suburbanas de Buenos Aires.
O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de 5 anos e taxa de juros baseada na Libor.
Fonte: BID.
Mais agilidade em obra de saneamento
A primeira instalação do Amanco Biax, no vilarejo turístico e ecológico de Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, já comprovou as vantagens da linha, composta por tubos PVC-O (biorientado), para redes de adução e distribuição de água bruta ou potável e para esgoto por bombeamento.
A execução da rede de esgoto, no trecho que compreende o novo anel viário da Praia da Pipa e a rodovia estadual RN 003 (que liga o município de Goianinha a Pipa), durou apenas 75 dias, enquanto que a mesma obra, se realizada com outro material, levaria cerca de 150 dias.
Totalmente de plásticos, porém robustos e resistentes, os tubos Amanco Biax são capazes de atender às redes de tubulações com pressão PN16. Como são mais leves do que os tubos de ferro fundido ou de fibra de vidro, tradicionalmente utilizados nesse tipo obra, seu transporte e manuseio são muito mais simples e ágeis, dispensando maquinários para movimentação de material pesado, o que permite a redução pela metade do tempo de instalação.
“Além disso, o tubo Biax suporta melhor as deficiências e irregularidades nos locais de instalação, não permitindo propagação lenta de uma possível fissura, evitando futuros vazamentos”, explica a analista sênior de Produtos da Amanco, Ana Christina De Lion.
O projeto original previa a utilização de tubos de ferro fundido, mas a necessidade de aceleração da obra, a fim de acompanhar o ritmo da conclusão da rodovia, fez com que a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) optasse pelos tubos Amanco Biax.
Foram utilizados na obra 80 tubos de 6 metros comprimento e 300 mm de diâmetro. Toda a ampliação da infraestrutura de saneamento da localidade, com recursos federais do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e iniciada em outubro de 2009, deve ser concluída em abril de 2011.
Leave a Reply