
O Banco Cruzeiro do Sul e o Sport Club Corinthians Paulista estão anunciando uma parceria inédita para promover a responsabilidade socioambiental. O projeto Jogando pelo Meio Ambiente, concebido pela Nova Estratégia, empresa idealizadora de projetos de comunicação e marketing, inclui diversas ações que visam o combate ao aquecimento global. Trata-se de um projeto de educação ambiental inédito que mobilizará torcedores corintianos, membros do clube, e os funcionários e clientes do banco.
A contribuição da equipe profissional de futebol do Corinthians com o projeto será da seguinte maneira: a cada gol marcado pelo Corinthians, em qualquer competição, 100 árvores serão plantadas e a cada jogo do time principal também será feito o plantio de mais 100 árvores. A área destinada para o plantio está sendo definida em uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo que concordou em receber a doação de 21 mil mudas para o plantio.
O programa ambiental prevê ainda a carboneutralização das emissões de CO² em todos os jogos do Corinthians em 2010. Isso será feito por meio de um inventário de emissões, elaborado pelo Instituto Ecoar, a cargo da consultoria técnica do projeto. Além do plantio das árvores para a carboneutralização, estão previstas no projeto diversas ações de educação ambiental para a nação corintiana. A mobilização dos torcedores durante as partidas do Corinthians incluirá a distribuição de brindes com chamadas para conteúdos educativos que estarão disponíveis no site do projeto:
www.jogandopelomeioambiente.com.br.
A mobilização dos torcedores durante as partidas do Corinthians incluirá a distribuição de brindes com chamadas para conteúdos educativos que estarão disponíveis no site do projeto, a exposição de uma bandeira gigante com a logomarca do Jogando pelo Meio Ambiente, anúncios de publicidade e promoções online em redes sociais. As ações promocionais no estádio serão iniciadas no clássico contra o São Paulo F.C., pelo Campeonato Paulista, dia 28 de março, no Estádio do Pacaembu.
É a primeira vez que um clube de futebol se mobiliza em uma ação desse porte pela causa do meio ambiente. “Esperamos que esta parceria se estenda por um longo prazo”, declara Luís Paulo Rosenberg, diretor de Marketing do Corinthians. “O Corinthians é um clube comprometido com causas sociais e tem a capacidade de mobilizar uma legião de torcedores em todo o país. Queremos que todos os corintianos apóiem o Jogando pelo Meio Ambiente e façam a diferença, junto conosco, no combate ao aquecimento global”, completa.
Em todo o projeto a Nova Estratégia contará com o suporte técnico do Instituto Ecoar, que será responsável não apenas pelo plantio, mas também pela manutenção das árvores plantadas, o que inclui desde o preparo do solo até a seleção de mudas que serão cultivadas. Haverá ainda a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade (resultados da coleta seletiva e das ações de carboneutralização, status do plantio e da manutenção das árvores etc.). Esses relatórios serão informados periodicamente, compromisso assumido entre os parceiros e apoiadores.
Aprendendo com a natureza
Para ajudar os professores nas aulas de Biologia e Educação Ambiental o Parque Unipraias, de Balneário Camboriú (SC), oferece desde 2001 o programa Parque Escola – a diversão que educa. Direcionado aos estudantes catarinenses, o programa tem o objetivo de transformar a natureza em fonte de conhecimento.
O aprendizado começa com um passeio pelo parque partindo da Estação Barra Sul através dos bondinhos aéreos. Em seguida os estudantes assistem a uma palestra multimídia no auditório Ângelo Antônio Bogo, onde são abordados diversos temas relativos à Mata Atlântica, inclusive o histórico de sua ocupação, desde os índios até a exploração irracional que desencadeou sérios desequilíbrios, transformando o bioma Mata Atlântica num dos mais ameaçados do planeta. Depois da palestra os estudantes podem verificar in loco a biodiversidade do Bioma na caminhada pelas trilhas e mirantes do Parque ambiental. Ali, eles recebem informações dos monitores sobre as diferentes espécies da fauna e flora que podem ser encontradas. No final da caminhada, o programa encerra com um lanche e os estudantes recebem uma cartilha ambiental ilustrada, com informações e passatempos abordando os temas tratados.
Desde sua implantação, o Parque Escola – a diversão que educa, já atendeu mais de 93 mil estudantes e 8.000 professores de escolas das redes pública e privada.Para se inscrever, as escolas de Santa Catarina devem agendar suas visitas com antecedência pelo telefone (47) 3404-7630 ou pelo e-mail: parqueescola@unipraias.com.br.
Leave a Reply