
Museu da Água da EPAL, Lisboa.
Lisboa, 05 Set (Lusa) – Portugal foi hoje eleito, na Holanda, como “a melhor” candidatura da Europa para organizar o Congresso Mundial da Água, em 2014, disse hoje à agência Lusa fonte da Empresa Pública de Águas Livres (EPAL).
O IX Congresso International Water Association (IWA) [sigla em inglês], que acontecerá em Lisboa, terá como tema de debate “Encontrar Soluções para Assegurar o Futuro”, . A disputa de sede teve ainda as candidaturas da Turquia, Bélgica, Irlanda e Suíça.
“A proposta portuguesa reuniu o apoio da comunidade técnica, científica e académica nacional”, bem como do “setor da água e das principais associações profissionais ligadas à atividade”, disse fonte da administração daquela empresa pública.
“A EPAL apresentou a candidatura, em associação com a Comissão Nacional da Associação Internacional da Água (CNAIA) no mês de julho” e foi hoje escolhida por um júri internacional em Haia, na Holanda, para a organização do evento internacional, acrescentou a mesma fonte.
A IWA é a associação de “profissionais e ipesquisadores do setor da água com maior prestígio internacional” e realiza o congresso mundial de dois em dois anos, tendo o último decorrido na Áustria.
Aprovada cobrança pelo uso da água em MG
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH- MG) aprovou por unanimidade a metodologia para a cobrança pelos usos das águas na Bacia do Rio Araguari. A próxima etapa será a assinatura do Contrato de Gestão com o IGAM, onde estão sendo discutidas as cláusulas, regras, metas e formas de avaliação de desempenho da ABHA nas aplicações dos recursos e o cumprimento das metas, conforme previsto nos planos de trabalho e dos programas, projetos e ações consignadas no Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari, aprovado pelo CERH-MG.
Dos recursos financeiros arrecadados, 92,5% são investidos em ações previamente definidas no Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia, como projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares, construção de estações de tratamento de esgotos e aterros sanitários, Programa Produtor de Água, Servidão Ambiental, dentre outros. Os outros 7,5% dos recursos são destinados para o custeio e manutenção da ABHA, que é uma Entidade Equiparada à Agência de Bacia.
Situada na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a bacia abrange um total de 20 municípios. Apresenta uma área de drenagem de 22.091 km², o que representa 3,41% do território do Estado de Minas Gerais, com população estimada em aproximadamente 1 milhão de pessoas.
Leave a Reply