ABES-RS promove curso sobre Segurança da Água

A seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) promove de 17 a 21 de agosto, das 8h30min. às 12h – 13h às 17h30min. um cursos sobre Planos de Segurança da Água – Uma Nova Abordagem no Controle de Qualidade da Água Para Consumo Humano, no Master Express Perimetral, Av. Loureiro da Silva, 1840 – Cidade Baixa – Porto Alegre – RS, com o apoio do Centro Estadual de Vigilância Sanitária.

Eventos como inundações e enxurradas e a presença de metais e substâncias como arsênico e flúor em índices naturalmente elevados e componentes de agrotóxicos são situações que podem levar perigo à água potável e aos sistemas de abastecimento. Isto sem falar em derrames contaminantes nos mananciais, presença elevadas de coliformes ou até mesmo atentados terroristas através de vírus e bactérias colocadas propositadamente em reservatórios. Especialmente quando o mundo vive a iminência de uma pandemia de gripe que se espalha rapidamente, neste caso, pelo ar. Mas muitas enfermidades, como a dengue, estão diretamente relacionadas com a água. Há vários anos este tema da segurança dos sistemas de abastecimento vem preocupando autoridades e especialistas que desenvolvem planos e treinam equipes para respostas imediatas a essas ameaças.

Tanto que a própria Organização mundial da Saúde (OMS) editou um Manual específico para abordar este assunto. Veja matéria na Aguaonline 434.

Segundo a ABES-RS existe uma norma do Ministerio da Saúde que está em discussão e trata deste assunto e com previsão de ser exigido este plano para os sistemas de abastecimento no Brasil ou ser incluído como uma exigência da Revisão da Portaria 518. Entre os inscritos estão técnicos das empresas de saneamento do Estado, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e dos centros de vigilância do Estado e de municipios.

Entre os itens do Programa estão: Aspectos conceituais e legais: Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos; Conceitos básicos, institucionais e legais, termos e definições e Exercício teórico. No Módulo 2: Princípios e estrutura do Plano de Segurança da Água: Esquema conceitual; Etapas de desenvolvimento; e Requisitos de implementação. Planejamento das atividades antecedentes à elaboração do plano, e constituição da equipe técnica multidisciplinar, além de vários estudos de caso.

A instrutora será Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira – engenheira Ambiental – UFTO, especialista em Saúde Ambiental – UFRJ, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos – UnB, Doutoranda em saneamento e Ambiental – UFV. Foi consultora técnica do Ministério da Saúde na Implantação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.

Informações e inscrições: www.abes-rs.org.br ou pelo telefone: 51-3212-1375.

Lagoa Limpa chega à internet

Já estão disponíveis na web – www.lagoalimpa.com.br – textos, vídeos, galerias de fotos e mapas sobre o projeto de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, idealizado pelo Grupo EBX e executado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com o Governo do Estado.

O portal conta ainda com uma lista de espécies da fauna e flora local, estudos de geoquímica, engenharia sanitária, drenagem, hidrodinâmica e gestão de resíduos da Lagoa, todos disponíveis para download. Um mapa interativo, na página de apresentação, permite que o usuário acompanhe o processo de evolução histórica e urbanização do entorno da Lagoa. O objetivo do projeto Lagoa Limpa, que recebe investimentos de R$ 30 milhões do Grupo EBX, é despoluir a Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona Sul do Rio. Todas as ações serão implementadas até o fim de 2010.

TV Cultura exibe documentário ambiental

O Especial Cultura exibe nesta quinta-feira (06/08), às 23h10min., o documentário inédito Zugzwang, que discute os biocombustíveis – as vantagens das fontes de energia renováveis e os impactos no meio ambiente. O longa brasileiro traz depoimentos de importantes atores sociais como Rajendra Pachauri, prêmio Nobel da Paz e presidente do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas; do economista e sociólogo Ignacy Sachs, do climatologista Carlos Nobre, do biólogo Thomas Lovejoy, e da física e ativista indiana Vandana Shiva.

Zugzwang, que em alemão quer dizer compulsão ao movimento, pretende cobrar atitudes e mostrar as possibilidades que oferecem os diversos ecossistemas e as atividades produtivas relacionadas. O documentário faz uma avaliação da história dos combustíveis alternativos, discute suas perspectivas e debate as vantagens das fontes de energia renováveis. Assinado pelo diretor e roteirista Duto Sperry, o documentário possui imagens do Brasil e de outros países do mundo, como França, China, Inglaterra, Estados Unidos, Índia e Japão, entre outros.

O economista e sociólogo Ignacy Sachs, explica que a expansão da bioenergia pode ser uma ótima oportunidade para construirmos um novo ciclo de desenvolvimento rural; e dá a dica de como deve ser planejada a chamada ‘biocivilização’: “você não constrói uma biocivilização do futuro sem olhar como e onde se produz a biomassa e sem olhar na dimensão social do problema”, diz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.