Os resíduos do gesso utilizado na construção civil em sistema drywall de paredes, revestimentos e forros e também em massas de revestimento, plaqueta para forro, sancas e outros ornatos são totalmente recicláveis.
Seu principal destino é a indústria cimenteira onde atua como retardante de pega, tornando mais lenta a secagem do cimento. Os resíduos também podem ser reprocessados nas próprias fábricas de chapas de gesso para drywall ou destinados para uso agrícola, como condicionadores de solo.
Para que os resíduos de gesso cheguem às fábricas de cimento ou aos outros destinos, é necessário que as construtoras adotem práticas de coleta e armazenagem seletiva. Para orientá-las neste sentido a Associação Drywall produziu o manual “Resíduos de Gesso na Construção Civil”, com o apoio institucional do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo, entre outras entidades.
A publicação mostra passo a passo as etapas do processo de coleta e destinação dos resíduos e ainda traz informações de interesse dos construtores, como a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente que dispõe sobre materiais de construção em geral.
Os associados do Clube de Amigos da Aguaonline tem acesso a download no arquivo ao lado.
Planta autorregante

Pesquisadores da Universidade de Haifa (Israel) estudam maneiras de utilizar as propriedades da Rheum palaestinum, um ruibarbo raro que cresce no deserto de Negev e cuja característica é a capacidade de irrigar a si próprio.
A planta se adapta ao duro clima do deserto graças às suas folhas com nervuras que armazenam e canalizam a água da chuva para suas raízes. É a única planta com essas características conhecida no mundo e os cientistas acreditam que seu estudo pode ensiná-los a encontrar meios de maximizar a distribuição de água na agricultura, especialmente em regiões áridas.
Segundo o pesquisador Simcha Lev-Yadun, a planta autorregante tem capacidade de recolher 16 vezes mais água do que outras plantas que crescem na região. A Rheum palaestinum pode coletar 4,2 litros de água por ano.
Cartilha
Faça o downloado do arquivo abaixo.
Leave a Reply