Fórum Mundial da Água 2012 será na França

O Conselho Mundial da Água selecionou a cidade francesa de Marselha para sediar o Fórum Mundial de Água de 2012. O Fórum é o maior evento mundial sobre o tema e reune mais de 20 mil pessoas entre líderes políticos, representantes de governos, ONGs, profissionais e cientistas ligados ao tema a cada três anos.

Em um esforço para compensar o excelente trabalho dos dois países candidatos: França e África do Sul foi sugerido um trabalho conjunto para preparar o evento. A proposta da França incentiva a participação regional no debate sobre as questões da água mas ao mesmo tempo deixa claro que só o debate não é suficiente. Tanto é que o slogan para 2012 é o Fórum das Soluções.

O encontro da cúpula do Conselho Mundial da Água, ocorrido nesta semana em Madrid (Espanha) acontece em um momento em que o debate mundial se centra na questão do uso e gestão dos recursos naturais. Já é consenso considerar a água como um elemento vital para economias dinâmicas e sociedades saudáveis. Ela também é a chave para a sustentabilidade de ecossistemas dos quais todos dependem para sobreviver. E apesar disso e do aumento da preocupação mundial os recursos hídricos continuam a definhar e bilhões de pessoas ainda não tem acesso a serviços de água e esgoto.

Ficou claro para os participantes do encontro que definiu as diretrizes para o próximo Fórum Mundial da Água que devem ser estreitados os laços com segmentos como o do Saneamento, Energia e Agricultura. Ressaltaram também a necessidade de mais esforços das lideranças políticas para cumprir as Metas do Milênio – grande parte delas têm implicações na questão da água e saneamento – fazer as adaptações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas e ter esquemas pró-ativos para enfrentar desastres ambientais.

Curso de Gestão de Recursos Hídricos recebe inscrições até julho

Até 17 de julho, os interessados em participar do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos poderão se inscrever na capacitação, que oferece 200 vagas. O curso é voltado para profissionais com nível superior completo e que trabalhem em órgãos públicos ligados à gestão de recursos hídricos, comitês de bacia, conselhos e comissões gestoras de recursos hídricos ou demais instituições relacionadas ao tema.

O resultado da seleção e matrícula está previsto para ser divulgado entre 20 e 31 de julho, enquanto o início das aulas ocorre em agosto.

Com uma carga horária de 210 horas, o curso ocorrerá na modalidade a distância e contará com dois encontros presenciais. Por conta das características da capacitação, uma plataforma de estudos na internet será o meio de interação entre alunos e professores. Por isso, os materiais serão impressos pelos próprios alunos e a tutoria se dará por meios virtuais.

Os professores doutores Vladimir Caramori, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e César Pompêo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenam a capacitação, que conta com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Para mais informações, entre em contato por meio do site:

www.ctec.ufal.br ou do e-mail:

grhufal@gmail.com.

Fonte: ANA .

Leave a Reply

Your email address will not be published.