
A cidade belga Ghent, famosa por sua arquitetura medieval bem preservada e seus museus de arte pode agora se tornar a favorita dos vegetarianos. Conforme matéria divulgada pela BBC, Ghent tornou-se a primeira cidade do mundo a ter o Dia Vegetariano.
A proposta é que a terça-feira seja um dia em que a carne não figure nos cardápios dos restaurantes. Além disso a partir do mês de setembro as escolas irão oferecer somente lanches vegetarianos em suas cafeterias, às terças-feiras.
O objetivo dos idealizadores da medida é frear a obesidade e reduzir a pegada de carbono da cidade. A cadeia produtiva da carne é um das maiores produtoras dos gases que causam o efeito estufa. Segundo o Conselho da Cidade a iniciativa pode servir de modelo para outras cidades.
A Bélgica já é uma das nações mais “verdes”do mundo com um eficiente programa de reciclagem e espera alcançar em 2010 a meta de ter 6% de sua energia gerada por fonte renovável.
Ghent tem o maior centro exclusivo para pedestre entre as cidades belgas e abriga vários restaurantes vegetarianos. Guias especiais são oferecidos para os turistas com dados sobre a comida vegetariana e roteiros gastronômicos para quem não utiliza carne em sua alimentação. Além disso a cidade se notabiliza pela grande produção de hortigranjeiros.
Alimentação saudável no Ecoprático, da TV Cultura
Neste domingo (31/5), às 19h, o programa EcoPrático, reality show sócio-ambiental produzido pela TV Cultura em parceria com a Selva Filmes, visita a família Braga e aproveita para fazer um alerta sobre a importância de uma alimentação saudável, já que a entusiasmada vovó Marianna, responsável pelas refeições da turma, faz questão de que os netos aproveitem ao máximo o privilégio de ter comida caseira diariamente.
Na residência — que além da vovó Mariana Therezinha Carrijo Braga e seu marido Ralpho Faria Braga, ambos com 80 anos, também abriga Clóvis Carboni Neto, cineasta, de 26; os estudantes Ralpho de Lara Aires Faria Braga, 19; Adriana Braga Behning, 19; Flávia Braga Behning, 17; e a pequena Marina Braga Behning, de 9 anos — a equipe do EcoPrático se deparou com problemas estruturais na cozinha e no quintal como infiltrações, além de gastos excessivos de energia elétrica e má aproveitamento dos diversos ambientes.
Após uma longa e animada conversa, os apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane convencem os Braga a reformar a cozinha para deixá-la mais bonita e arejada, e trocar a geladeira velha, que consumia muita energia. O quintal também passou por mudanças: ganhou uma horta com temperos, além de mesas e bancos para o melhor aproveitamento do local, tudo de acordo com o EcoCritério: BemeEstar.
Leave a Reply