Pesquisa avalia consumo consciente do brasileiro

Pesquisa da GfK aponta que 45% da população valoriza produtos ligados a ações sociais na hora da compra. Esta parcela corresponde aos 12% identificados na pesquisa como os mais sensíveis a ações e para os quais pode haver um aumento de até 70 p.p (pontos percentuais) na preferência por marcas associadas ligados a este atributo, e aos 33% identificados com impacto intermediário. Para estes o crescimento da preferência pela marca com alguma ação gira em torno de 30 p.p.

O estudo, que simulou a compra de dois produtos – “batom” para mulheres e “lâmina de barbear” para homens – diante de sete cenários distintos, combinou ofertas de produtos com os níveis dos atributos testados (marca, preço e ação social). A partir dai, os entrevistados puderam escolher o item preferido ou não escolher nenhum dos apresentados.

O grupo considerado mais sensível ao apelo de uma ação social relacionada a algum produto tem maior incidência na classe B, idade entre 30 e 39 anos e nível de instrução superior. Já as pessoas com sensibilidade intermediária são jovens entre 13 e 29 anos, solteiros, sem filhos, com segundo grau e predominantemente da classe C. Consumidores menos sensíveis às ações representam 55% do total, têm instrução e classe social baixos e idade entre 40 e 49 anos.

“Segundo especialistas, para um tema se impor na pauta de discussão da sociedade é necessário que seja suportado ativamente por cerca de 25% da população. Porém, a pesquisa apontou que a margem atual da população gira em torno da metade desse valor”, avalia Mario Mattos, diretor de marketing da GfK.

Os resultados da pesquisa reforçam a discussão sobre o papel das empresas em uma sociedade, principalmente por medir o quanto a responsabilidade socioambiental reflete na decisão de compra do consumidor. Apesar de ainda pequena, há uma parcela da população engajada ou propensa a migrar para hábitos de consumo mais conscientes. É para este nicho que o segmento empresarial deve estar atento. “As empresas devem avaliar como posicionar suas marcas diante deste tema, em especial aquelas que têm como público-alvo consumidores com estes perfis”, complementa Mario Mattos.

A pesquisa foi realizada em janeiro e fevereiro de 2009 nas principais regiões metropolitanas do País (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém). Contemplou 1500 entrevistas domiciliares e para a população com idade acima de 13 anos, homens e mulheres de todas as classes sociais, exceto a E.

Drinks ecológicos lançados em SP

Dois coquetéis feitos exclusivamente com produtos orgânicos foram lançados pela rede de hotéis Sofitel (SP) para brindar o Dia da Terra (22 de abril). São eles o Green Kir, feito com vinho branco orgânico, e a Magowi Caipirinha. Confira as receitas:

Green Kir:

150 ml de Vinho Branco Muscadet Orgânico.

30 ml de licor de maçã verde orgânico.

Decorar com fatia de maçã verde orgânica. Servir em copo de vinho branco.

Mangowi caipirinha:

80 ml de cachaça orgânica

20 gramas de açúcar orgânico

1 kiwi

20 gramas de cubos de manga

Macerar tudo levemente. Gelo a gosto. Completar com a cachaça. Servir em copo de caipirinha ou on the Rocks.

Leave a Reply

Your email address will not be published.