
Como todos os anos, 22 de maio é o Dia Mundial da Biodiversidade; mas esta ocasião será especial já que se aproxima o prazo que marca a Contagem Regressiva para 2010, uma iniciativa global através da qual governos, empresas e organizações de todo o mundo se comprometeram a reduzir a perda de Biodiversidade.
O objetivo é ambicioso. Apesar dos importantes serviços que a Biodiversidade provê (recursos para alimentação, água, matéria-prima, entre outros), durante os últimos anos chegou ao limite a extração de recursos e a contaminação com práticas irracionais. As mudanças climáticas, um dos maiores perigos que enfrenta a humanidade, são prova disso.
A América do Sul, com 18 milhões de km², possui uma riqueza em plantas e animais de um valor incalculável. Com 40% da Biodiversidade, 25% dos bosques e 26% de fontes renováveis de água doce de todo o planeta, a região enfrenta também grandes ameaças. A perda de Biodiversidade por destruição do hábitat, introdução de espécies invasoras, consumo irracional de recursos naturais, contaminação ambiental e as aceleradas mudanças climáticas, estão levando ao limite os níveis de diminuição da flora e fauna, e com ele nossas possibilidades de baixar os níveis de pobreza que enfrenta o continente.
No dia 19 de maio começará em Lima, Peru, uma importante reunião de alto nível, onde governos e organismos regionais integrantes do Convenio de Diversidade Biológica (CDB) discutirão sobre os avanços e interesses sul-americanos a respeito da iniciativa global Contagem Regressiva 2010.
Nesta reunião coordenada pela Secretaria da Comunidade Andina (CAN) e o Ministério do Ambiente do Peru com o apoio da Comissão Europeia, serão discutidos os desafios da Meta 2010.
A Biodiversidade é a base do desenvolvimento sustentável, seus serviços ecossistêmicos são indispensáveis para as atividades econômicas. Oos governos do mundo já compreenderam esta necessidades, por isso se considera imprescindível vincular todas as áreas ligadas ao planejamento e execução de políticas locais e regionais para diminuir rapidamente a perda de Biodiversidade em âmbito mundial. Algumas das medidas que estão sendo tomadas incluem incentivos de mercado, assistência ao desenvolvimento, comércio ambientalmente amigável e processos de governança internacional.
Na América do Sul, cinco países subscreveram a Iniciativa Contagem regressiva 2010: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Os governos destes países se comprometeram a promover o desenvolvimento de iniciativas que apoiem a conservação da Biodiversidade.
Cifras preocupantes:
• Mais de 15.500 espécies em escala global se encontram ameaçadas segundo a lista Vermelha da UICN.
• A abundância das espécies declinou cerca de 40% entre 1970 e 2000 no mundo.
• Desde 2000, 36 milhões de hectares de bosque primário do mundo se perderam a cada ano.
Fontes: UICN Sur / Prensa Proteger / Comitê Argentino da UICN.
Prêmio Fiema está com inscrições abertas
A 2ª edição do Prêmio Fiema, iniciativa voltada à revelação de trabalhos centrados na conscientização, preservação ambiental e sustentabilidade, está com as inscrições abertas. Além das duas categorias lançadas na primeira edição (em 2008) – Educacional e Tecnologia Ambiental -, a categoria Socioambiental foi incorporada à premiação. O primeiro colocado em cada uma das três receberá o valor de R$ 3 mil. Além disso, os três finalistas de cada uma das categorias também ganharão troféu, divulgação em mídia nacional e exibição durante a Fiema Brasil 2010 (entre 27 e 30 de abril do ano que vem, em Bento Gonçalves -RS). As inscrições seguem até 31 de dezembro deste ano. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no link do Prêmio Fiema no site www.fiema.com.br.
A premiação é voltada às empresas, ONGs, instituições de ensino e governamentais, estudantes e público geral que tenham algum projeto relevante para apresentar dentro da temática do evento. Disputa de âmbito nacional, o evento pretende reunir, como na primeira edição, projetos diversificados, mas de grande relevância para o trato do meio ambiente e da sociedade.
Leave a Reply