
A etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia / SWATCH FIVB World Tour, que acontece entre os dias 21 e 26 deste mês, apresenta muito mais do que as emocionantes disputas pelas medalhas de ouro. Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), ações sócio-ambientais serão realizadas com o objetivo de envolver toda a comunidade local.
No domingo (19/04), véspera do início do Country Quota feminino, a arena do evento será inaugurada pelas crianças do Instituto Amigos do Vôlei (IAV). O projeto, comandado pelas ex-jogadoras de vôlei e medalhistas olímpicas, Leila e Ricarda, tem como objetivo oferecer a meninos e meninas de 7 a 17 anos, que freqüentam o ensino fundamental ou médio, um núcleo de construção da cidadania por intermédio de escolinhas gratuitas de voleibol, em horários alternados à escola.
“A idéia é ajudar as crianças e jovens com poucas oportunidades a melhorar de vida por intermédio do esporte”, disse Leila.
A programação será intensa: das 09h00 às 15h00, 600 crianças do IAV participarão de clínicas ministradas por ex-atletas do vôlei e disputarão um torneio entre os núcleos. Nos dias 22, 23 e 24, mais 200 menores de idade (totalizando 600) terão a oportunidade de conhecer a arena da competição.
Além do IAV, o Programa Esportivo Social e Cidadania também poderá participar ativamente do evento. Implementado pelo SESC/DF, o PESC é destinado a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino. Para auxiliar os jovens em seu desenvolvimento, são oferecidos: atividades esportivas e de lazer; reforço escolar e nutricional; educação e saúde; e informações sobre o meio ambiente e cidadania. A assistência é complementada com o fornecimento de lanches, uniformes, trajes de banho, mochilas e material escolar e de higiene pessoal.
A preocupação com o meio ambiente também marcará presença em Brasília. Num cenário de relação íntima entre esporte e qualidade de vida, os organizadores da etapa, em parceria com o Governo do Distrito Federal, implementaram inúmeras ações de ordem prática para conscientizar o público sobre a necessidade de mudanças urgentes de comportamento e consumo.
“Mais importante do que palavras e discursos são as ações e exemplos que podemos dar no nosso dia a dia. Pequenos gestos podem fazer a diferença e se cada um fizer a sua parte, os resultados, no todo, aparecerão. É isso que estamos fazendo durante a semana do evento: mostrando que é possível”, comentou Fernando Von Oertzen, VP Comercial e de Novos Negócios da ReUnion.
A relação das ações é aberta pela Vila dos Recicleiros, um espaço interativo. Nela, a maior já implementada até hoje – 500m² de área coberta e aproximadamente 800m² no total –, o público vivenciará aspectos práticos ligados à sustentabilidade. Composta por seis estações e com monitores capacitados para cada uma, a Vila permitirá uma adequada compreensão do impacto ambiental causado pela geração de resíduos durante a etapa, os benefícios da reciclagem e a importância da riqueza do lixo.
Os Recicleiros também distribuirão o porta-bitucas®, um coletor prático com vedação 100% garantida, criado por eles. Dez mil peças serão fornecidas ao público presente e mais de 50 coletores específicos estarão espalhados pela área do evento para conter o descarte indevido desse tipo de resíduo.
Entre os trabalhos realizados pelos Recicleiros, ainda estão: coleta seletiva de lixo; utilização de camisetas feitas de malha que mistura cerca de duas garrafas PET recicladas com algodão – economia de 50% de material natural; e sacos de lixo produzidos por lonas de banners utilizados em eventos e descartados após a sua realização (bannerbag®), que reduzem em cerca de 90% o volume de sacos plásticos.
Para fechar, Brasília 2009 ainda será o segundo evento de vôlei de praia do mundo a adotar medidas efetivas para a compensação das emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) durante o período de sua realização – o primeiro foi a etapa do Circuito Mundial realizada em Guarujá (SP), no ano passado.
A Key Associados, baseada em normas e referências internacionalmente reconhecidas para estimar as emissões do GEE, calculou a quantidade de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica – 1639 – que deverão ser plantadas para “seqüestrar” da atmosfera a mesma quantidade de CO2.
A ação, que recebeu o selo do Instituto Totum, tem a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica para a indicação das espécies e do local para o plantio das mudas.
SERVIÇO
Circuito Mundial de Vôlei de Praia – SWATCH FIVB World Tour
De 21 a 26 de abril
Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
Entrada Gratuita
64 duplas (32 femininas e 32 masculinas) na chave principal
As finais serão transmitidas ao vivo pela TV Globo
Confira o site do evento: www.mundialvoleidepraia.com.br .
Tinta base água fica isenta de IPI
Com a redução do IPI a 0% das tintas base água estabelecida pelo Decreto nº 6.809 em que beneficia 30 itens da cesta básica de materiais de construção, a Tinta Acquaplast, desenvolvida pela Indutil, passa a ser comercializada com IPI zero. A nova medida, válida por três meses, é um grande estímulo para alavancar as vendas das tintas, em função da diminuição de preços provocada pela desoneração tributária.
E incentivará ainda mais o consumo de tintas ecologicamente corretas como é o caso da Acquaplast, que foi pioneira na tecnologia base água no setor de sinalização viária e mais uma vez sai na frente com este benefício de corte do imposto. Entre as vantagens de aplicação do produto destacam-se maior durabilidade, alta resistência à abrasão, alta retenção de cor, excelente adesão às esferas de vidro proporcionando um aumento na vida útil da retrorrefletividade, fácil manuseio e estocagem, além de secagem rápida.
Acquaplast tem também o Selo Fastrack, certificação concedida pela multinacional Rohm and Haas para produtos de alta qualidade.
Leave a Reply