
Plantar 14 milhões de árvores preferencialmente nativas, é uma campanha impulsionada pelo radialista paraguaio Humberto Rubin, que surgiu de uma simples ideia de sua esposa Gloria, foi adquirindo popularidade e agora são muitos os que se somam a esta iniciativa, que pretende recuperar parte dos bosques nativos perdidos na franja da Mata Atlântica altoparanaense, no Paraguai.
O radialista disse que é enorme a receptividade à proposta e que ficou surpreendido.”Todos se oferecem: engenheiros florestais, ONGs, como Moisis Bertoni, WWF, Natureza Pura, Fundação Milênio, até a ONU nos dará uma mão”, disse Rubin. Agregou que estão gestionando a presença de Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental.
O número de 14 milhões é em homenagem à ZP 14, rádio Qandutm, que está para completar 50 anos. Foram tantas as respostas que Rubin teve que montar toda uma estrutura organizadora, com apoio de diferentes setores preocupados pela problemática do desmatamento. Os que não estiveram de acordo com esta iniciativa são os parlamentares, que rechaçaram o projeto de lei que pretendia estabelecer uma pausa ecológica no sensível solo do chaco. O objetivo era parar o corte indiscriminado de recursos florestais, mas não prosperou.
A campanha será executada na área de influência do que foi o Bosque Atlântico Alto-paranaense (BAAP), que é corredor de plantas nativas, que em suas origens abarcava desde o Brasil, grande parte da região Oriental do Paraguai e outros tantos de Argentina, até o Uruguai.
Construção sustentável
Em sua segunda edição, o Interinfra abordará o tema “Construção Sustentável”, no qual serão discutidas, por meio de palestras e debates, a necessidade de bons projetos, estruturas metálicas e a utilização de materiais de alta durabilidade e qualidade em sistemas construtivos, bem como o panorama atual das normas brasileiras relacionadas ao tema.
O seminário terá a apresentação de cases internacionais, com informações sobre as mais recentes tendências tecnológicas e sobre novas técnicas de aplicação, utilizadas com sucesso na infraestrutura e que comprovam sua eficiência e relação custo-benefício. As palestras serão ministradas pelo arquiteto Paulo Paranhos e pelo engenheiro Rob White, do International Zinc Association (IZA) e um dos maiores especialistas internacionais em proteção de estruturas contra a corrosão.
O encontro é promovido pelo ICZ (Instituto de Metais não Ferrosos), com patrocínio da Votorantim Metais e apoio da IZA, Latiza, Sinaenco, Asbea e Instituto de Engenharia/PR.
Para mais informações visite o site do evento: http://www.icz.org.br/interinfra-curitiba.
Leave a Reply