
Após meses de pesquisa para chegar a um produto de alta qualidade, a Universo Tintas – www.universo.com.br está lançando durante a 17ª Feira Internacional da Indústria da Construção um esmalte à base de água, que promete maior brilho e a secagem mais rápida do mercado.
O Esmalte Ecológico é diluível em água dispensandoo uso de solvente e oferece facilidade na limpeza. Após três horas de sua aplicação, apresenta baixo odor permitindo a presença de pessoas no momento da pintura.
O produto é indicado para a proteção e o embelezamento de superfícies internas e externas de metal, madeira e alvenaria.
Ele já está sendo comercializado em acabamento brilhante, nas cores branco, branco gelo, platina, marfim e preto. Está disponível em embalagens de de 3,6 litros e 900 ml.
De acordo com a diretora de marketing da Universo Tintas Carla Martinho, o Esmalte Ecológico segue todas as especificações ambientais. “Fizemos uma pesquisa intensa para poder lançar o melhor produto possível, o melhor do mercado!”, garante.
Comentário do leitor
É fantástica esta opção da “Universo” pois faz acontecer uma tremenda queda nos poluentes que compõem as tintas.
Sugiro que independente do representante, deveria ser criada uma janela de divulgação direta aos construtores e todos os canais que utilizam a tinta.
Marco Antonio Badaró – mestrybadahra@gmail.com. Vitória – ES.
AmBev reduz em 23% consumo de água em seis anos
Com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a companhia vem conseguindo ano a ano reduzir o impacto de sua atuação no meio ambiente, reaproveitando subprodutos e diminuindo o uso de recursos naturais.
Em 2008, foram usados em média apenas 4,11 litros de água para cada litro de bebidas produzidas contra 4,19 litros do ano anterior. Em 2002, o dado era ainda maior, sendo necessários em média 5,36 litros de água.
“A gestão de recursos hídricos é uma prioridade para a AmBev. Os dados positivos são consequência de uma série de medidas em todas as unidades, tanto no Brasil como no exterior”, explica Beatriz Oliveira, Gerente Corporativa de Meio Ambiente da AmBev.
A redução de consumo no último ano significa um volume não captado de 815 milhões de litros de água, suficiente para abastecer por um mês uma cidade com uma população de 150 mil habitantes. A unidade de Brasília atingiu o surpreendente índice anual de 3,18 litros de água para cada litro de cerveja, seguida pela fábrica de Curitiba, que alcançou a marca de 3,28 litros.
Já as unidades da AmBev que produzem refrigerantes usaram em média 1,74 litros de água para cada litro produzido da bebida, sendo que o melhor resultado foi da fábrica de Jundiaí, que registrou 1,65 litro. Durante o ano, o menor índice registrado foi em março, em Contagem (MG), quando a fábrica usou apenas 1,54 litro de água.
A AmBev reaproveita ainda toda a água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. Na pasteurização, a mesma água usada para elevar a temperatura da cerveja é usada para resfriá-la. “Esse circuito fechado reduz a necessidade de captação”, explica a gerente.
Leave a Reply