É a primeira vez que participas em um júri como este?
Sim participei em júris de cinema ou de teatro, mas é a primeira vez que estou em um júri de meio ambiente mas acho que este é mas divertido. Porque creio nos demais é uma questão de estética, mas aqui podes realmente fazer algo pelas pessoas e ter uma influência no mundo. Nos últimos cinco anos tenho me comprometido com muitos grupos ambientais e campanhas de abaixo-assinados.
O júri analisou diferentes casos, assim que eu decidi analisar o caso de Yusufeli com o qual não no havia tido relação prévia. Eu procurei ser objetiva mas quando estás falando de 10 mil anos de patrimônio arqueológico, pessoas animais e plantas, não podes pensar só em termos econômicos e em cifras. Creio que o aspecto documental de todos estes casos é muito mais importante que as projeções do governo e que os jogos hidrelétricos…
Como júri, fizemos um julgamento geral sobre os casos já que eram muito similares. Neles a situação das pessoas não é levada em conta, nem o fato de que sua flora e fauna é muito rica de todas as espécies endêmicas. Isto é ignorado totalmente em alguns casos nem sequer é rentável economicamente!
Podes dar um conselho?
“Escutem os habitantes do local, porque é esta gente a que vive ali e se os desalojam das cidades não é bom para ninguém”. Em segundo lugar, que meio ambiente é muito mais importante do que as economias e políticas momentâneas porque podes projetar algo para o instante e para 20 anos, pero a médio prazo se o meio ambiente fora destruído as repercussões para o país, a economia e o mundo são muito piores.
Cremos que não só a Turquia, mas em todo o mundo, se deveria pensar em grande escala, As pessoas tendem a ser muito agressivas com o meio ambiente porque creem que controle cada pedaço do território, mas logo teremos problemas como o aquecimento global ou o desaparecimento das espécies. Estas repercussões são enormes! Segundo muitos cientistas quase 50% das espécies vão desaparecer nos próximos anos e talvez te perguntas qual é a importância de um escorpião ou de uma pequena rã…entretanto nesse ciclo do qual todos dependemos uma pequena mudança pode ter enormes repercussões.
E nas sentenças foram propostas algumas alternativas?
Sim, porque em termos de ecoturismo ou de energia alternativas estes lugares são muito privilegiados. Por exemplo, Yusufeli é a segunda área de rafting do mundo. S for construída a represa esta área se perderá. Em Hasancave, este lugar poderia ser um sítio de peregrinagem não somente dos locais, mas de pessoas de todo o mundo…porque imagina, 12.000 anos de antiguidade é alucinante! e no caso de Yusufeli também há construções do século XIII… Minha proposição é que isto deveria ser considerado como patrimônio mundial da UNESCO. Somente em uma pequena zona de Ilisu há 123 diferentes espécies endêmicas, imagina a riqueza de todo o vale…E em dois dos três casos, as áreas tinham um grande potencial em energia eólica.
A carreira de Pelin
Pelin Batu nasceu em Ankara, em 1978. É uma das atrizes revelação dos últimos anos. Vive e trabalha regularmente nesta capital.
Ficou famosa ao estrelar séries de TV em seu país, mas logo participou de filmes como Harem (1999), Agora és soldado 2003) e Nesta noite tive um sonho (2006), em que interpretava uma drogada em fase de reabilitação, que encontra seu grande amor. Um papel difícil de digerir en um país majoritariamente conservador.
Acreditas os artistas deveriam engajar-se mais nestes temas?
“Não importa como falemos de bem quanto gritemos ou quantas assinaturas recolhamos…entre todas os protestos que façamos, o mais efetivo creio, para as pessoas, é ver um filme, uma obra, escutar música, porque sabes…quando não só se chega à mente mas ao sentimento se marca uma diferença substancial”.
“Quando és afetado por algo que é precioso existe uma diferença com as mensagens diretas dados pelos tribunais, as cortes ou os jornalistas. Creio no poder das artes para mudar o mundo e que há boas pessoas que poderiam ajudar nesta luta”.
Leave a Reply