
Foto:Técnicos da Sabesp estiveram na ETA de Nova Venécia para realizar diagnóstico.
A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) assinou contrato de prestação de serviços com a Sabesp no ano passado com o objetivo de transferir a tecnologia e o licenciamento do software Aqualog desenvolvido pela empresa paulista para a automação dos sistemas produtores de água tratada de Viana e Nova Venécia. O acordo é o primeiro fechado pela Sabesp com uma concessionária estadual.
O contrato foi dividido em duas etapas. A primeira está em execução com duração de três meses e prevê a realização de diagnóstico, concepção e o desenvolvimento do projeto para a implantação da tecnologia desenvolvida pela Sabesp. Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 351 mil. Já a segunda fase terá duração de sete meses e envolve a instalação dos equipamentos, pré-operação e treinamento dos funcionários da Cesan.
Aqualog
O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que permite que as operações dos sistemas de produção de água alcancem a máxima eficiência possível, gerando menores custos operacionais e garantindo maior confiabilidade e segurança. O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também disponibiliza tabelas e gráficos, ferramentas essenciais de gerenciamento.
Por ser um produto único no mercado, o contrato pôde ser fechado sem necessidade de licitação. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atestam ser a companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.
“Esse contrato é muito importante, porque possibilitará que a Cesan incorpore uma tecnologia de ponta disponível no mercado há alguns anos, apoiada em toda a experiência da Sabesp. A implantação do software trará ganhos operacionais e econômicos para a Companhia, porque uma estação de tratamento de água automatizada gera economia de vários insumos e também garante mais qualidade à água que é entregue à população”, explicou o gerente do contrato e de engenharia de serviços da Cesan, Luciano Auriemma.
Fiocruz mostra dados sanitários dos municípios.
O Atlas Digital Água Brasil reúne e analisa números da qualidade da água, saneamento e saúde nos municípios brasileiros. Considerado um sistema de visualização de indicadores, o Atlas ajuda a sociedade a traçar um painel da água usada para consumo humano no país. O debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços de saneamento também é estimulado. Os resultados do estudo estão acessíveis para a sociedade civil, técnicos de vigilância em saúde e gestores interessados no tema.
A seleção dos indicadores e sua forma de apresentação em mapas e tabelas foram estabelecidas por um grupo de trabalho coordenado pelo Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz), do qual participaram profissionais e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Centro de Pesquisas Ageu Magalhães, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério das Cidades e Agência Nacional das Águas, além das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Os dados necessários para calcular os indicadores foram obtidos pelo Censo demográfico de 2000, pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do mesmo ano, pelos Sistemas de Informação, como o SISAGUA, e pela Agência Nacional de Águas
O Atlas pode ser consultado em:www.aguabrasil.icict.fiocruz.br.

Leave a Reply