A arte dos cristais de neve

BBC Brasil.

O livro “The Art of the Snowflake” (“A arte do floco de neve”, em tradução livre), lançado nos Estados Unidos, mostra a impressionante diversidade de formas dos flocos de neve quando registrados por um microscópio.

A publicação faz parte de um projeto do professor de Física Kenneth Libbrecht, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), que recolhe e fotografa os flocos de neve há 11 anos.

A água congelada forma vários tipos de cristais, medindo de 1 a 2 milímetros, e com formas hexagonais ou até mais complexas. “Cada nevasca é uma aventura fotográfica porque cada uma traz cristais diferentes”, diz o cientista. “Os mais perfeitos costumam ser encontrados durante nevascas leves com pouco vento”.

Para o livro, ele recolheu cristais de neve nos Estados americanos do Alasca, Vermont, Michigan e Califórnia, além de Ontário, no Canadá.

O livro pode ser comprado pela internet por preços que variam entre R$52,30 – R$68,66.

UE pode barrar TV de plasma

Os televisores plasma podem ter os dias contados na Europa caso entre em vigor uma nova lei comunitária de proteção do ambiente, que fixa metas de desempenho para televisores, segundo o jornal inglês «Telegraph».

A legislação pretende estabelecer padrões mínimos para televisores e impedir que aparelhos que consumam muita energia sejam comercializados no espaço europeu, indica a mesma fonte.

Segundo a UE, as televisões plasma consomem mais do dobro de energia que os modelos de LCD e de tubo. Enquanto uma televisão de plasma de 42 polegadas consome 822 kilowatts de energia por ano, um televisor do mesmo tamanho de LCD consome 350 kilowatts durante o mesmo espaço de tempo.

«Padrões mínimos de desempenho devem ser estabelecidos na Europa durante esta Primavera e isso deve levar ao fim das televisões mais ineficientes», adianta a UE.

Leave a Reply

Your email address will not be published.