Escassez de água afetará 7 bilhões de pessoas em 2050

Cerca de 7 bilhões de pessoas padecerão escassez de água em 2050 devido aos efeitos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, de acordo com un. informe da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo, intitulado “Água para todos, água para a vida”.

vivendo em entornos degradados e perigosos, lutando para se sustentar e atender suas necessidades básicas de alimentação.

O informe de ONU assegura que se trata de uma questão de atitude e comportamento, problemas em sua maioria identificáveis e localizáveis.

O informe classifica 180 países e territórios segundo a quantidade e qualidade da água disponíveis. Kuwait, Gaza, Emirados Árabes, Bahamas e Quatar são os que apresentam maiores necessidades por dispor das menores reservas de água doce por indivíduo.

No outro extremo figuram Finlândia, Canadá, Guiana Francesa, Islândia, Guiana, Suriname e Congo-Kinshasa, países todos eles com as maiores reservas de água doce por pessoa.

Código de barras servirá para controlar reflorestamento

Etiquetas com código de barras – como o que existe nos produtos de supermercado – serão colocadas em mais de cem árvores nas bacias de Moravia, Goicoechea e Tibás, na Costa Rica, durante os próximos cinco anos.

A atual lei florestal 7575 exige que nas margens de rios, quebradas ou bacias exista uma zona de amortecimento de entre 10 e 50 metros livres de construções para proteger as árvores e garantir a água nesses locais. Entretanto isto não tem sido cumprido e é preciso reverter o processo, reconhecem as autoridades.

« O uso desta tecnologia, pretende dar um nome e sobrenome a cada árvore para ter controle do processo de crescimento de cada uma e das coordenadas exatas de sua localização. “Busca ser um exemplo no país e um forte aliado no processo nacional de reflorestamento”, disse Guillermo Varela, de GS1.

Fonte: Nacion.com, San José,

Leave a Reply

Your email address will not be published.