Cataratas do Iguaçu recebem milionésimo visitante

Da esquerda para a direita, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald; ministro Carlos Minc; a visitante de número 1 milhão; o diretor de Itaipu, Jorge Samek; o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez e o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro.

Cobertura especial direto de Foz do Iguaçu.

Uma turista de São Paulo (SP) foi a milionésima visitante a ingressar no Parque Nacional do Iguaçu em 2008. A assistente social Patrícia Câmara teve uma recepção digna de estrela na manhã desta segunda-feira (24), com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

A marca de 1 milhão de turistas recepcionados na margem brasileira das Cataratas do Iguaçu, atingida a esta altura de 2008, praticamente assegura que o recorde histórico de 1,084 milhão de visitantes, registrado em 2005, será superado no mês de dezembro.

Esta é a quarta vez em que o Parque Nacional do Iguaçu supera a marca de 1 milhão de visitantes/ano na história. Este número foi atingido também em 1986, 1987, 2005 e 2007. E a expectativa é que o Parque Nacional do Iguaçu encerre 2008 com mais de 1,150 milhão de visitantes, segundo Jorge Pegoraro, chefe do PNI.

O milionésimo visitante de 2008 teve direito a um dia inesquecível no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Além da recepção festiva, pode usufruir de todos os passeios oferecidos e ainda recebeu brindes.

“Estamos acompanhando a conquista deste recorde histórico com tranqüilidade e a certeza de que a visitação crescente não coloca em risco as riquezas naturais da região”, ressalta o chefe do PNI, observando que apenas 3% da área do Parque Nacional do Iguaçu está aberta aos visitantes. “Ainda assim, busca permanentemente soluções que permitam diminuir o impacto da visitação sobre o meio ambiente”, complementa.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, observa que a conquista do recorde histórico de visitantes ocorre exatamente no ano em que a iniciativa privada, o setor público e Itaipu Binacional se uniram para reforçar a divulgação das atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Segundo ele, a participação do trade turístico em um número maior de eventos foi decisiva para que mais viajantes incluíssem a cidade em seu roteiro de férias.

“Outra iniciativa que nos colocou em evidência é a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o que deverá trazer ainda muito mais gente para Foz do Iguaçu em 2009 e 2010”, acrescenta Piolla.

Unidade de conservação mais visitada do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu servirá de modelo para o Instituto Chico Mendes na exploração turística de pelo menos outros 15 parques espalhados pelo país. A informação é de Julio Gonchoroski, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que acompanhou a entrada do milionésimo visitante no PNI em 2008.

De acordo com Gonchoroski, o modelo de concessões do Parque Nacional do Iguaçu, em que a iniciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito a explorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos, será adotado já em 2009 nos arquipélagos de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). “Em Abrolhos, faremos o lançamento do edital em janeiro. E em março será a vez de Fernando de Noronha”, informa.

Filhote de espécie ameaçcada nasce em zoo do RS

Filha de Nero e Nara, ambos com três anos e oriundos do zoológico de São Carlos, SP, nasceu no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul( RS), um exemplar fêmea de lobo-guará. Com quatro meses completados no último dia 22, o filhote passa bem, cercado de todos os cuidados e atenções necessárias para uma vida saudável.

Para atender às especificações e exigências do IBAMA, visando à manutenção destes animais em confinamento, o Zôo gaúcho construiu um novo recinto para o casal, que agora compartilha com o pequeno filhote.

O lobo-guará é um animal tímido, solitário, de hábitos crepusculares e noturno. Raramente é visto de dia. Um casal ocupa um território de aproximadamente 50 km e anda junto apenas no período de acasalamento, que ocorre a partir de maio. É o maior canídeo sul-americano. No Rio Grande do Sul, integra a lista estadual das espécies ameaçadas de extinção, na categoria “criticamente em perigo”.

Dados sobre a espécie:

Ordem: Carnivora .

Família: Canidae.

Espécie: Chrysocyon brachyurus.

Comprimento do corpo: 130 cm.

Peso: 23 kg.

Longevidade: 15 anos.

Gestação: 62 a 66 dias.

Número de crias: 1 a 4.

Alimentação na natureza: onívora.

Alimentação no Zôo: frutos, carne, ração

Habitat: florestas, campos, cerrados, pantanal.

Distribuição: países da América do Sul.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social. Fundação Zoobotânica do RS.

Leave a Reply

Your email address will not be published.