McDonald’s inaugura restaurantes ecológicos

O McDonald’s inaugura em dezembro o primeiro restaurante ecológico da rede na América Latina, em Bertioga, no litoral de São Paulo, reunindo em um único conceito as experiências mais eficientes de uso racional de água e de energia elétrica já adotadas em seus restaurantes de todo o mundo.

Por iniciativa da Arcos Dourados, empresa que administra os restaurantes da rede na maior parte dos países da América Latina, o Brasil será o primeiro país a ganhar uma unidade do tipo, na região, seguido por Costa Rica e Argentina, todos com inauguração prevista até o fim deste ano. O “Restaurante Verde” também servirá de centro de testes para novas tecnologias de construção.

Construídos com as práticas mais avançadas no campo da sustentabilidade ambiental, os novos restaurantes privilegiarão o emprego de energia limpa, fontes de grande eficiência energética, reutilização e consumo consciente de água, além do uso de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.

As vantagens ambientais dos “restaurantes verdes” são significativas. Comparados a unidades similares, permitem uma redução de 14% do consumo de energia e de 50% do de água potável, representando uma economia de 50 mil KW e de 217 mil litros de água por ano. Contribui para essa diminuição o fato de a carga térmica instalada para refrigeração ser 25% menor e de a luz solar responder por uma parcela de 2,5% do total da energia consumida.

A fim de minimizar o consumo de água, os “restaurantes verdes” captam a água da chuva para uso não-potável. Os mictórios dos banheiros usam água da chuva, as válvulas de descarga dos vasos sanitários têm dois fluxos e as torneiras e registros são automáticos. O paisagismo levou em consideração o uso de plantas nativas, que não precisam ser regadas constantemente.

A construção dos novos restaurantes emprega pisos de material reciclado, feitos com compostos de concreto e borracha e até de vidro de lâmpadas fluorescentes. A tinta é ecológica, de base mineral e dispensa o emprego de massa corrida. Toda a madeira é certificada, proveniente de árvores extraídas de zonas de replantio. O cimento utilizado na obra é o Portland de Alto Forno tipo CP III, que emprega de 35% a 70% da escória resultante da fundição de minério. A construção privilegia o uso de materiais ecológicos de fontes renováveis e de produção regionalizada, como pastilhas de casca de coco e de bambu.

Para minimizar os efluentes, os equipamentos de ar condicionado e de refrigeração dos “restaurantes verdes” são dotados de um sistema que utiliza fluido refrigerante ecológico, que elimina completamente o CFC que agride a camada de ozônio. Além disso, o sistema de ar condicionado é operado por um dispositivo ultrassônico que monitora as temperaturas interna e externa, a direção e velocidade do vento e a abertura das janelas. Todos os restaurantes sob o novo conceito empregam a coleta seletiva de resíduos, com separação e aproveitamento dos recicláveis.

Brasil já tem tinta atestada para empreendimentos sustentáveis

A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, é a primeira a ter produtos atestados de acordo com os critérios do LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), conceito criado pelo US Green Building Council (Conselho de Construções Verdes dos EUA) para empreendimentos sustentáveis.

A Suvinil adota conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental nos processos de produção da sua linha de tintas imobiliárias e está em conformidade com os requisitos do LEED. Estes produtos atestados serão referência para as empresas construtoras que querem certificar seus empreendimentos como sustentáveis.

Para um produto ser atestado são observadas sua formulação, excelência da qualidade, incluindo aplicabilidade e durabilidade, o manual para sua utilização (disponibilizado na embalagem), e também os critérios de emissão de compostos orgânicos voláteis ao meio ambiente (VOCs), de maneira que não afetem o conforto e bem-estar dos seus usuários, sempre observando o compromisso com a responsabilidade social e ambiental da empresa e a qualidade do produto.

“As tintas da Suvinil já atendiam a todos esses requisitos necessários para fazerem parte dos empreendimentos sustentáveis e, para atestá-los, não foi necessário adequar nossos produtos”afirma Francisco Verza, diretor de tintas imobiliárias da BASF.

Os produtos atestados da marca são: Suvinil Acrílico Premium, Suvinil Toque de Seda, Suvinil Exteriores, Suvinil Látex MAXX, Suvinil Esmalte Seca Rápido Brilhante, Suvinil Esmalte Seca Rápido Acetinado, Suvinil Piso, Suvinil Gesso, Suvinil Selador Acrílico, Suvinil Massa Corrida, Suvinil Massa Acrílica, Suvinil Fundo Preparador Paredes, Suvinil Construções Látex Vinil Acrílico e Suvinil Construções Massa Corrida.

Leave a Reply

Your email address will not be published.