Representantes das Américas discutem o futuro da água

Uma boa gestão dos recursos hídricos, que garanta o abastecimento de água com qualidade para as gerações futuras, será o enfoque do Fórum de Águas das Américas, evento que reunirá em Foz do Iguaçu, entre 23 e 25 de novembro, representantes de 30 países. Paralelamente, a Itaipu Binacional promoverá o encontro anual Cultivando Água Boa, programa socioambiental que é referência internacional nessa área e que tem entre seus resultados, por exemplo, a redução de passivos ambientais em 70 microbacias da Região Oeste do Paraná, em ações com intensa participação comunitária, que reúnem mais de 2 mil parceiros.

A abertura do evento será às 18 horas do dia 23 de novembro, no Hotel Rafain Palace, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de ministros dessa mesma pasta da Turquia, Guiana, Panamá, Paraguai e Uruguai, dos governadores da Bahia, Alagoas, Maranhão e Paraná, além do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, dos diretores-gerais brasileiro e paraguaio da Itaipu, Jorge Miguel Samek e Carlos Balmelli, do diretor-presidente da Chesf, Dilton da Conti Oliveira, do presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, senadores, deputados e outras autoridades.

A participação no Cultivando Água Boa é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site da Itaipu www.itaipu.gov.br. Serão oferecidas oficinas sobre gestão de bacias hidrográficas, agricultura sustentável, cultivo de plantas medicinais, gestão de resíduos, energias renováveis e edificações sustentáveis, entre outras.

Já o Fórum de Águas das Américas é restrito a convidados de mais de 30 países. O evento trará profissionais ligados à gestão e política de recursos hídricos de governos, sociedade civil organizada, universidades e usuários de água. O objetivo é promover uma plataforma de discussão no sentido de fazer um diagnóstico da situação da política e gestão de recursos hídricos no continente e traçar propostas de políticas adequadas para fazer frente ao desafio das mudanças globais, em particular da variabilidade e mudança climática.

Durante o Fórum, os participantes avaliarão o desenvolvimento e o progresso que os países das quatro sub-regiões (América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul) atingiram na última década em termos de políticas de água. Documentos orientadores, especialmente elaborados e previamente discutidos nessas sub-regiões, serão apresentados e discutidos pelos participantes em quatro sessões plenárias. Essas discussões contribuirão para o documento preliminar das Américas, que será apresentado e discutido no segundo dia desse Fórum. O encontro também servirá como preparação para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em março, na Turquia, que reunirá os documentos elaborados nos demais continentes.

Lisboa fica entre 35 candidatas à 1ª Capital Verde Européia

Agência Lusa

Lisboa é uma das 35 cidades candidatas ao título de primeira “Capital Verde Européia”, uma nova iniciativa da Comissão Européia que visa premiar as cidades na vanguarda de uma “vida urbana amiga do ambiente”.

O executivo comunitário anunciou que 35 cidades de 17 países europeus apresentaram as suas candidaturas para os prêmios anuais de 2010 e 2011.

A Comissão explicou que um painel de avaliação irá “filtrar” as candidaturas, escolhendo seis cidades (três para 2010 e outras tantas para 2011), às quais serão solicitadas apresentações mais detalhadas, e no final deste ano apresentará as suas recomendações a um júri, que tomará a decisão final.

O anúncio das duas primeiras Capitais Verdes Européias, para 2010 e 2011, ocorrerá numa cerimônia prevista para o início de 2009.

Além de Lisboa, são candidatas ao título de capitais amigas do Ambiente as cidades de Amesterdã, Bordeaux, Bremen, Bristol Cluj-Napoca, Copenhague, Dublin, Espoo, Estocolmo, Friburgo, Hamburgo, Hannover, Helsínque, Kaunas, Lodz, Magdeburgo, Malmoe, Montpellier, Munique, Múrcia, Oslo, Pamplona, Praga, Riga, Roterdã, Sabadell, Zaragoza, Tampere, Torun, Valência, Viena Vilnius e Vitoria-Gazteiz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.