O maior evento de Ortopedia da América Latina, o 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que ocorre em Porto Alegre, de 13 a 15 de novembro, no Centro de Eventos da FIERGS, tem como bandeira a Proteção Ambiental. Um desafio já foi lançado para os quase 100 expositores, laboratórios, hospitais, editoras de livros científicos e fabricantes de próteses que apresentam seus produtos na feira paralela ao evento: todos os estandes serão avaliados e o prêmio de R$ 5 mil vai para o espaço mais ecológico.
Para o presidente do Congresso, o gaúcho ortopedista Osvandré Lech, o evento que reúne mais de 8 mil congressistas, é uma grande oportunidade para valorizar a proteção do meio ambiente. Na carta enviada a todos os médicos que participam do encontro, Osvandré destaca que embora haja grandes desafios, inovações e novidades na área da Ortopedia, “eles são irrelevantes quando comparados ao que se avizinha à humanidade se não forem tomadas medidas corretas e drásticas para proteger o meio ambiente”.
Na visão do especialista, um Congresso onde todo o material utilizado será reciclado, uma exposição de laboratórios e produtores de insumos em que não haja sacolas e embalagens plásticas nem desperdício de material, será a forma de alertar os especialistas brsileiros e também dos países vizinhos para a premência de defender o planeta em que vivemos. “Nossa mensagem irá além de nossas fronteiras”, explica ele, à medida em que o Congresso é o grande foro para que médicos de todos os Estados brasileiros e também dos países vizinhos, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, para citar alguns, possam se reciclar e aprender sobre os grandes avanços da Medicina na área de atuação desses especialistas.
O 40º CBOTchê será ocasião de atualização de conhecimentos, insiste o médico, e em vez de terem que ir ao exterior, fazer estágios em hospitais e universidades, os participantes poderão ouvir as palestras, dialogar e discutir com os maiores pesquisadores do mundo, conhecer as estatísticas sobre o resultado de novos tratamentos, acompanhar apresentações sobre novos tipos de cirurgia. Isso será possível porque estarão em Porto Alegre como palestrantes especialmente convidados alguns dos maiores ortopedistas e traumatologistas da Alemanha, dos Estados Unidos, da Dinamarca, da Inglaterra e dos países do Cone Sul.
Osvandré Lech destaca também que, embora a Ortopedia de outros países tenha conhecido muitos avanços nos últimos anos, o Brasil também tem pesquisas originais de grande mérito. Tanto é assim, que a comissão encarregada de analisar os temas livres já selecionou 750 trabalhos científicos de especialistas brasileiros, que foram considerados merecedores de apresentação durante o Congresso. Eles abrangem a totalidade das 13 especialidades ortopédicas em que sub-divide o setor, quadril, tornozelo, mão, entre elas. Há tanta pesquisa importante no setor, conclui Osvandré Lech, que a programação científica do Congresso prevê 500 palestrantes, entre nacionais e estrangeiros, um número que poucos eventos no mundo consegue atingir.
Créditos ambientais
O Mercado de Carbono, Créditos non-CO2 e projetos sustentáveis são os temas do III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis (SC). Oo objetivo é demonstrar como as oportunidades no mercado socioambiental se concretizam para as empresas, instituições e profissionais que buscam o caminho da sustentabilidade, com a aplicação de princípios técnico-científicos em seus projetos e atividades diárias, propiciando um ambiente mais saudável e resultado financeiro como fruto de ações empreendedoras.
Informações: www.creditosambientais.com.br.
Associados do Clube de Amigos da Aguaonline têm direito a descontos especiais bastando solicitar através do e-mail:
aguaonline@aguaonline.com.br.
Leave a Reply