R$ 8 milhões para pesquisas em saúde pública e saneamento

Agência FAPESP.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou um edital que disponibiliza R$ 8 milhões para o apoio de pesquisas relacionadas à água e saúde pública. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 30 de outubro.

Os recursos, provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e do Fundo Setorial de Saúde, financiarão projetos que se enquadrem entre as dez linhas temáticas de pesquisa.

Segundo o CNPq, o objetivo é incentivar estudos de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, além de projetos relacionados ao desenvolvimento de técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos.

“Ciclos de vida de organismos aquáticos causadores de infecções”, “Prevenção, monitoramento e remediação de contaminação das águas superficiais e subterrâneas”, “Estudos epidemiológicos em populações expostas à contaminação hídrica”, “Avaliação de risco à saúde humana decorrente da reutilização de águas residuárias”, “Processos voltados à melhoria da qualidade de água em reservatórios” são algumas das linhas contempladas.

Projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste receberão 30% do valor total dos recursos. Em contrapartida, as instituições devem oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.

Poderão participar pesquisadores doutores atuantes na área, com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, nacionais, todos sem fins lucrativos.

Mais informações: www.cnpq.br.

Sou UnB, jogo limpo: digo NÃO aos copos descartáveis

Desde 2007, o Núcleo de Agenda Ambiental (NAA) da UnB adota uma solução barata e ecologicamente correta para diminuir o uso de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU).

A partir desta segunda-feira, 20 de outubro, a iniciativa batizada de Sou UnB, jogo limpo: digo NÃO aos copos descartáveis realiza uma nova etapa para atingir esse objetivo: vai distribuir, até a quinta-feira, 23 de outubro, 2 mil canecas. A intenção é incentivar o consumo consciente, uma vez que o restaurante joga fora mensalmente, 120 mil copos descartáveis, que são decompostos na natureza em meio século.

Em parceria com o projeto Tome Consciência, da UnB, a sensibilização será feita no RU, das 12h às 14h e das 18h às 19h30. As canecas foram doadas pela Fundação Universidade de Brasília (Fubra). Além da redução do uso dos descartáveis, o projeto prevê a coleta seletiva no campus.

nformações pelo telefone 3307 2612, ramal 20.

Leave a Reply

Your email address will not be published.