O SESC São Paulo realiza, de 28 a 30 de outubro de 2008, um simpósio especialmente dedicado ao debate da relação entre meio ambiente, jornalismo e educomunicação. Trata-se do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, previsto para ocorrer no SESC Vila Mariana, em São Paulo, numa parceria com o NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente, o Canal Futura e o International Institute of Journalism and Communication, de Genebra, Suíça.
O debate entre comunicadores, educadores e especialistas na área do meio ambiente tem o propósito de socializar as reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental e refletir sobre os desafios que o meio ambiente e sua preservação apresentam para a mídia, para o ensino e para as políticas das organizações sociais.
Entre os 45 conferencistas estão Débora Garcia, supervisora de conteúdo do Canal Futura; André Trigueiro, da Globo News; Marcelo Leite, da Folha de São Paulo; Mathew Shirts, da Revista National Geographic; Herton Escobar, do jornal O Estado de São Paulo; Filomena Salemme, da Rádio Eldorado, e Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e professor da ECA-USP. O evento contará, ainda, com Ismar de Oliveira Soares, da ECA-USP, pesquisador do conceito da educomunicação; Daniel Raviolo, sociólogo argentino e fundador da ONG Comunicação e Cultura, de Fortaleza (CE) responsável por projeto de jornal em 1.200 escolas, possibilitando um mapeamento dos problemas ecológicos do Nordeste elaborado por crianças e adolescentes da região, assim com o Marcia Rolemberg, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Projeto Nas Ondas do Ambiente, que o Ministro Carlos Minc pretende lançar para todo o país.
Entre os temas abordados nas conferências e painéis estão: A Imprensa Brasileira e o Meio Ambiente; Educomunicação Socioambiental; Consumo Consciente para a Sustentabilidade e Meio Ambiente: Na Comunidade, na Mídia e na Educação Formal.
O simpósio contará com a cobertura jornalística de um grupo de 100 adolescentes de programas educomunicativos do NCE/USP e seus parceiros. As produções serão exibidas através da web-rádio e na programação do Canal Futura.
O evento tem o apoio da Rádio Eldorado, da Revista Viração, da Rede CEP – Comunicação Educação e Participação.
As inscrições para participar do simpósio e a programação completa das conferências, mesas-redondas, workshops, painéis e atividades paralelas estão no site: www.sescsp.org.br.
Diálogos da Terra no Planeta Água
O Brasil vai sediar nos dias 26, 27 e 28 de novembro os “Diálogos da Terra no Planeta Água”, que nesta edição irá discutir os principais temas ambientais da agenda mundial e seus reflexos sobre os recursos naturais, especialmente os hídricos. A agenda será orientada por quatro temas principais: Água e mudanças climáticas, Energias renováveis para uma sociedade sustentável, Novas abordagens para o planejamento territorial e Solidariedade e cooperação Sul-Sul.
Esta será a primeira vez que a Green Cross Brasil realiza o ‘Diálogos da Terra’ na América Latina e o fará em parceria com a Fundação Renato Azeredo e apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Cerca de 1.800 pessoas, de todos os continentes, são esperadas no Minascentro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre elas, nomes históricos da política mundial que hoje atuam na defesa do meio ambiente, como o russo Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética, presidente de honra da Cruz Verde Internacional e da Fundação Gorbachev. iniciador do processo de democratização da ex-União Soviética.
Após as palestras e debates sobre os principais temas da agenda, será elaborada a Carta de Minas Gerais, contendo propostas inovadoras para a redução do desperdício dos recursos hídricos, inclusive com indicadores concretos. Essas propostas do “Diálogos da Terra no Planeta Água” farão parte para o 5º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Istambul (Turquia), em 2009.
Leave a Reply