
A indústria de reciclagem do PVC no Brasil conta com 136 empresas que empregam 1.365 pessoas. Hoje, a capacidade instalada dessas indústrias é de cerca de 70 mil toneladas anuais. Segundo a pesquisa, 75% da capacidade produtiva são utilizados, o que mostra claramente o potencial de crescimento do setor. Entretanto, este desenvolvimento está atrelado à intensificação da quantidade de sistemas de coleta seletiva de resíduos pós-consumo. O Brasil tem mais de 5.500 municípios e somente cerca de 350 têm algum sistema de coleta seletiva.
A pesquisa também aponta algumas características regionais da indústria de reciclagem do PVC. Do total reciclado em 2007, cerca de 25.122 toneladas, a região Sudeste respondeu por 10.853 ton. Em seguida vem a região Sul, com 10.851 ton, sendo as outras três regiões responsáveis pelo restante.
Outra característica verificada na pesquisa é que a reciclagem de resíduos pós-consumo é muito mais intensa se comparada à reciclagem industrial. Embora o PVC esteja entre os três plásticos mais produzidos no mundo é o que menos aparece no lixo urbano. Isso porque 64% da matéria-prima é para produtos de longa duração, com vida útil superior a 15 anos, como tubos e conexões, pisos, esquadrias, janelas, entre outras, muitos dos produtos ultrapassando os 50 anos de uso. Apenas 12% do PVC são destinados às aplicações de curta vida útil, ou seja, de 0 a 2 anos. O restante – 24% – são aplicados em produtos de vida útil entre 2 e 15 anos.
Outro destaque da pesquisa é o desmembramento dos tipos de PVC reciclados. Como o PVC pode ser rígido ou flexível, a pesquisa também desmembrou a taxa de 17% do PVC (rígido + flexível). Para o PVC rígido a taxa ficou estável, saindo de 9,1% em 2005 para 9,3% em 2007. Já o PVC flexível variou mais intensamente, de 18,3% em 2005 para 19,6% em 2007. A razão dessa diferença está diretamente relacionada com o ciclo de vida útil do PVC. Como o PVC rígido está mais associado a aplicações da construção civil é natural que estes produtos demorem a chegar como resíduos a uma empresa recicladora. Com o PVC flexível ocorre o processo inverso, já que as aplicações são mais associadas ao curto e médio prazos de vida útil. Assim, a pesquisa confirmou o esperado, que a reciclagem de flexível é maior que a do rígido, sendo que somados os dois tipos a taxa total é de 17%. A média de reciclagem mecânica de plásticos na União Européia em 2007 foi de 18,3%
A pesquisa sobre o índice de reciclagem do PVC foi encomendada pelo Instituto do PVC à Maxiquim, consultoria especializada no segmento industrial e obedeceu a metodologia do IBGE. Além disso, envolveu empresas de todo o Brasil.
Petrobras Ambiental tem 892 inscritos
A Petrobras contabilizou 892 inscrições de todo o país para a Seleção Pública de Projetos 2008 do Programa Petrobras Ambiental. A expectativa da Companhia, agora, é quanto à consistência dos projetos apresentados, já que o edital tem novidades, entre as quais a ampliação do tema, com a incorporação de uma nova linha de atuação voltada para a mudança climática.
A Triagem Técnica dos projetos apresentados terá início na segunda-feira, dia 6 de outubro e vai durar 15 dias e, a seguir, os projetos passarão pela Comissão de Seleção, para depois serem finalmente aprovados pelo Conselho Deliberativo. As propostas selecionadas deverão ser executadas em tempo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses, podendo receber até R$ 3,6 milhões da Petrobras.
Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente.
Leave a Reply