Escola do IBGE promove curso de Análise Ambiental

Estão abertas até o dia 24 de outubro as inscrições para a seleção do curso de Especialização (Lato Sensu) em Análise Ambiental e Gestão do Território, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Voltado para profissionais do setor público ou privado que atuam no planejamento do uso de recursos naturais, o curso é gratuito e oferecerá 30 vagas.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira compreenderá uma prova de redação (eliminatória abaixo nota 5) e uma de Matemática (classificatória), enquanto na segunda etapa haverá uma entrevista com o candidato. O curso, com início no primeiro semestre de 2009, terá carga horária de 420 horas, disciplinas obrigatórias e eletivas, entre as quais Desenvolvimento Sustentável, Ecologia, Planejamento e Gestão Ambiental, Cartografia, Demografia, Legislação Ambiental e Educação Ambiental. Criado em 1997, está é a 12ª edição do curso.

Outras informações na Ence (Rua André Cavalcanti, 106 – Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ), por e-mail: ambiental@ibge.gov.br ou através do site: www.ence.ibge.gov.br.

VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação

O International Institute of Journalism and Communication, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, o SESC São Paulo, o Canal Futura e o Ministério do Meio Ambiente realizam entre os dias 28 e 30 de outubro de 2008, no SESC Vila Mariana, o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação.

A educomunicação vem ganhando legitimidade, especialmente no Brasil e nos países da América Latina, como opção tanto para a melhoria das relações nos espaços educativos, como para a eficácia dos programas que utilizam a mídia de ensino, como comprovam os resultados de projetos desenvolvidos por universidades (o exemplo pioneiro do NCE/USP), pela mídia (a exemplo do Canal Futura), pelo poder público (a exemplo do MEC e das Secretarias de Educação de Estados e Municípios, de forma pioneira pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo – Educom.rádio) e por ONGs (como vem ocorrendo com a Rede CEP, em todo o Brasil).

O campo do meio ambiente tem sido especificamente palco de práticas educomunicativas empreendedoras, sob inspiração do Subprograma de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente. Levando em conta essas premissas o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação se propõe a retomar o tema, colocando-o em debate entre comunicadores, educadores e especialistas na área do meio ambiente, num esforço conjunto de um grupo de instituições, unindo universidade, setor público, setor privado e terceiro setor.

O propósito é socializar as reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental e refletir sobre os desafios que o meio ambiente e sua preservação apresentam para a mídia, para o ensino e para as práticas das organizações sociais.

Para isso o Simpósio contará com conferências, mesa-redonda, atividades simultâneas e workshops ministrados por formadores de opinião, profissionais e especialistas da área.

Mais informações:

www.sescsp.org.br

Edital

Veja no arquivo abaixo a íntegral do edital.

Extensão para Gestão Urbana e Planejamento Territorial

O Ministério das Cidades em parceria com o Ministério da Educação está selecionando propostas de extensão universitária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) relacionados à capacitação para a implementação, nas administrações municipais, de sistemas de informações geográficas e insumos digitais que incorporem as ferramentas e funcionalidades do Sistema GeoSNIC/Terraview/Edit – Sistema Nacional de Informações – e conteúdos relacionados aos fundamentos de geoprocessamento e geociências em matérias afetas às rotinas de gestão e planejamento territorial relacionadas à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (Planejamento Urbano, Habitação, Saneamento, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana).

Cada IFES poderá concorrer com uma proposta, para a realização de projetos com recursos de até R$ 50.000,00. Cada proposta deverá considerar a participação nas atividades de extensão de um público-alvo de, pelo menos, dois técnicos do quadro permanente da administração do Poder Executivo municipal em, no mínimo, quarenta municípios, sem cobertura territorial coincidente.

A inscrição das propostas deverá ser realizada mediante os seguintes procedimentos:

Preenchimento da ficha de Identificação do projeto (Anexo I)

Envio do projeto na versão digital, conforme Anexo I, Anexo II e Anexo III, para o endereço eletrônico:

proextmeccidades@mec.gov.br

Envio de uma via impressa do projeto, conforme Anexo I, Anexo II e Anexo III, via SEDEX, assinado pelo Pró-Reitor de Extensão, ou cargo equivalente, para o endereço abaixo.

Deverão ser anexados às propostas os Currículos Vitae da plataforma Lattes comprovando a experiência acadêmica do coordenador do projeto e do responsável pela capacitação, caso não seja o próprio coordenador. As propostas deverão ser recebidas, até a data limite de 14 de outubro de 2008, sendo que após esta data, todas as propostas serão desconsideradas.

Veja no arquivo abaixo a íntegra dos anexos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.