Semana alerta para a questão do Lixo e da Cidadania

O DiadeSol – Semana de Limpeza e Cidadania é uma iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/AIDIS), sob a coordenação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), com o objetivo de mobilizar a sociedade para a responsabilização pela manutenção das cidades limpas e pela redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Realizado desde 2003, o DíadeSol 2008 conta com uma programação diversificada e abrangente, voltada para a comunidade.

Dentro das atividades da Semana de Limpeza e Cidadania – DiadeSol 2008 que acontece de 21 a 26 de setembro em Porto Alegre (RS) (programação múltipla em vários locais), será realizada a Ciranda de Vídeos Restos de um Brasil.

A mostra de cinema será exibida no Santander Cultural nos dias 22 e 25 de setembro em três horários, com entrada gratuita. Algumas sessões serão comentadas.

Outra atividade cultural é a mostra de fotografia coletiva O Lixo em Foco, aberta para visitação de 27 de setembro a 26 de outubro na Fotogaleria Virgílio Calegari da Casa de Cultura Mario Quintana.

Sob a coordenação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), o evento pretende ser mobilizador, lembrando a todo o cidadão sua responsabilidade na manutenção do ambiente limpo e livre de riscos de contaminação. Conforme explica a coordenadora da Semana de Limpeza e Cidadanida – DiadeSol 2008, Jussara Kalil Pires, o conjunto de ações culturais e pedagógicas do evento visa chamar a atenção da sociedade para os resíduos sólidos que ela gera.

“O compromisso de criar novas alternativas para miminizar a geração de resíduos sólidos deve ser de cada cidadão”, destacou a socióloga.

Ciranda de Vídeos Restos de um Brasil

22 de setembro (segunda-feira)- Hora:

10h – Ilha das Flores – Direção Jorge Furtado -12’; Monkey Joy – Direção Amir Admoni – 8’15”; Caminhos do lixo – SEMA – 30’; Subpapéis – Direção Luiz Eduardo Jorge – 18’

15h – Ilha das Flores – Direção Jorge Furtado -12’; Monkey Joy – Direção Amir Admoni – 8’15”; Caminhos do lixo – SEMA – 30’; Subpapéis – Direção Luiz Eduardo Jorge – 18’.Sessão comentada;

17h – À margem da imagem – Direção Evaldo Mocarzel -15’; Subpapéis – Luiz Eduardo Jorge – 18’; Sessão comentada:

25 de setembro (quinta-feira)

10 h – Ilha das Flores – Direção Jorge Furtado -12’; Monkey Joy – Direção Amir Admoni – 8’15”; Caminhos do lixo – SEMA – 30’; Subpapéis – Direção Luiz Eduardo Jorge – 18’. Sessão comentada:

15h – Ilha das Flores – Direção Jorge Furtado – 12’; Monkey Joy – Direção Amir Admoni – 8’15”; À Margem da Imagem – Direção Evaldo Mocarzel -15’; Subpapéis – Direção Luiz Eduardo Jorge – 18’. Sessão comentada:

17h -À margem da imagem – Direção Evaldo Mocarzel.- 15’;Subpapéis – Luiz Eduardo Jorge -18’;

Realização: ABES-RS. Local: Santander Cultural. Entrada gratuita.

Sobre os vídeos e curtas:

Ilha das Flores

Premiadíssimo curta metragem de Jorge Furtado, vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 1989. Um tomate é plantado, colhido, transportado é vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.- 1989 – 12’

Monkey Joy

Animação, Brasil/Holanda, 2008. Deliciosa ficção animada, satiriza a sociedade de consumo, que busca a felicidade em objetos e bens materiais e seus conseqüentes efeitos no meio ambiente. Diretor Amir Admoni – 2008 – 8’15”

Caminhos do lixo

Vídeo institucional, produzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, apresenta diferentes aspectos do gerenciamento de resíduos sólidos, com o objetivo de fornecer subsídios para um debate. Os autores buscam promover um pleno desenvolvimento social, que atenda, além das questões de sustentabilidade dos recursos naturais, às de justiça social e de viabilidade econômica. Aprox. 30’

Subpapéis

Um mergulho nas profundezas do ciclo de lixo reciclado para resgatar a humanidade de personagens reais que, através do trabalho desumano, dão vida ao mundo do consumo. Direção Luiz Eduardo Jorge – 18’ – Prêmio Melhor Roteiro 3º Festcine Goiânia – Prêmio de Melhor Filme Ambiental ABD – Prêmio José Petrillo de Melhor Produção Goiana.

À margem da imagem

Documentário sobre moradores de rua. Apresenta as diferentes facetas deste problema social na voz de seus protagonistas, focalizando as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua do município de São Paulo. Direção Evaldo Mocarzel. 15’.

Congresso debate reciclagem

Realizada entre 7 e 9 de outubro, a Exposucata 2008 – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem de Sucatas – promoverá uma discussão sobre o atual cenário do mercado internacional e brasileiro de reciclagem. Participarão desta terceira edição do evento, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, especialistas no assunto e diretores de empresas do setor, que devem contribuir com experiências e novas alternativas para a área.

A programação integra uma série de palestras e debates de questões como a nova resolução da ANVISA para o PET pós-consumo.

“Muitas companhias e agentes do poder público utilizam a questão ambiental e social da reciclagem como estratégia de marketing. Na palestra que abre o Congresso, temos a intenção de refletir se essas questões são preocupações e objetivos reais ou mera publicidade”, explica Adriano Assi, idealizador da Exposucata. Para ele, o mercado brasileiro de reciclagem precisa se organizar como setor produtivo. “Precisamos ir além do discurso ambientalmente correto para entendermos a reciclagem como negócio”, afirma.

A importância dos metais para a economia mundial é o tema proposto pelo presidente executivo e fundador da Black County Metals Ltd. do Reino Unido, Peter Methews. A reciclagem de automóveis complementa a discussão e foca as atenções para o plano de reciclagem de veículos, solicitado à Associação Brasileira de Engenharia Automotiva pelo governo federal.

Para mais informações, visite o site: www.exposucata.com.br

Lodos e Construção Civil

O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul em parceira com a ABES-RS ( Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), APEQ, Sinduscon e Corsan realizará o Ciclo de Debates – Semana de Limpeza e Cidadania.

O encontro será no dia 25 de setembro, das 15h às 19h, no Auditório do SENGE (Av. Érico Veríssimo, 960) e versará sobre dois temas importantes na questão ambiental em relação aos aspectos de reaproveitamento e destinação final dos resíduos provenientes dos Lodos de Estações de Tratamento de Esgotos e dos Resíduos na Construção Civil.

Programa

Data: 25 de setembro

Hora: 15h às 16h45min

Tema: Lodos de Estações de Tratamento de Esgoto

Debatedores:

Engª Catarina de Luca de Lucena – CORSAN – A questão da geração e do manejo do resíduo.

Prof. Cláudio Kray/CEFET-BG – O potencial de utilização na agricultura .

Hora: 17h às 19h

Tema: Resíduos da Construção Civil

Debatedores: Alessandra Pires – SMAM/Porto Alegre – Panorama legal e técnico

Paulo Garcia – Sinduscon – A visão do empreendedor privado

Leave a Reply

Your email address will not be published.