Jardim Botânico de Porto Alegre comemora 50 anos

Foto: Sergio Bavaresco.

O Jardim Botânico de Porto Alegre está comemorando 50 anos. Tem como missão realizar a conservação integrada da flora nativa e dos ecossistemas regionais, tornando-se um centro de referência para a pesquisa, a educação, a cultura e o lazer.

O plantio das coleções foi iniciado em 21 de setembro de 1957, com as palmeiras, plantas suculentas e coníferas. Aberto ao público no dia 10 de setembro de 1958, passou a integrar a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em 1972.

Com uma área de 39 hectares o Jardim Botânico é um local de grande interesse turístico, por ser um dos poucos jardins botânicos consolidados no país. Se caracteriza como uma área protegida, contendo coleções de plantas vivas, cientificamente mantidas, ordenadas, documentadas e identificadas, Foi aberto ao público com finalidades científicas, educacionais e conservacionistas.

Possui uma estrutura física composta por quatro estufas, Laboratório de Análise de Sementes, Laboratório de Cultura de Tecidos, Banco de Sementes, Viveiro, 11 coleções especiais e 23 áreas no Arboretum, área administrativa, auditório e anfiteatro.

Pesquisa e educação ambiental

Na área de pesquisa atua na conservação da flora do Estado, cultivo e propagação de plantas, especialmente das ameaçadas, com potencial econômico e de espécies necessárias para a restauração de ecossistemas. Mantém um banco de sementes que promove a pesquisa em armazenamento, contribuindo para a preservação de material genético salvaguardando, desta forma, ao máximo, a biodiversidade da flora local.

Importante instrumento de educação ambiental e de ensino, o Jardim Botânico proporciona, através do Centro de Visitantes, orientação para que o público em geral e, principalmente o estudantil, aprecie e estude as espécies constantes de seu acervo, legítimas representantes do ecossistema do sul do Brasil.

Grande parte da área do Jardim Botânico está ocupada por representações das formações vegetais nativas: Floresta Estacional Decidual e Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Savana-parque, e representatividade de campo nativo do Estado.

O Jardim Botânico de Porto Alegre recebe uma visitação anual de cerca de 70 mil pessoas, entre estudantes e professores, especialistas e a comunidade em geral. Tem sido cenário para realização de casamentos, aniversários, produção de comerciais, lançamentos de produtos, formatura, gravação de curtas e de clips de 15 anos. Tem parcerias com diversos grupos organizados que realizam caminhadas, atividades de yoga, encontros lúdicos.

O Jardim Botânico está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Valor ingressos: R$ 2,00 – adulto e R$ 1,00 estudante.

Visitas orientadas para escolas e grupos organizados poderão ser agendadas pelo telefone 51.3320.2027.

Mais informações pelo site:

www.fzb.rs.gov.br.

Email:

Vagas no Comitesinos

Segue até o dia 30 de setembro o prazo da segunda chamada para entidades que queiram fazer parte do colegiado

do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), nas vagas que não foram

preenchidas na eleição ocorrida em maio deste ano.

As vagas são as seguintes, todas no Grupo II – Representantes da População:

Categoria Clubes de Serviços: 1 titular e 1 suplente; Categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão: 1 suplente;

Categoria Associações Profissionais: 1 suplente; Categoria Organizações Sindicais: 1 suplente.

As instituições interessadas em concorrer precisam entrar em contato com o Comitesinos pelo telefone (51) 3590-8508 ou e-mail: cmtsinos@unisinos.brpara iniciarem seu processo de habilitação.

O processo de escolha estará a cargo da mesma Comissão Eleitoral que conduziu o processo de renovação da composição do Comitesinos 2008/2010, no começo do ano. E essa comissão que responderá pelos procedimentos de homologação das inscrições da segunda chamada, observando os mesmos critérios e legislação em vigência adotados na primeira chamada.

A eleição das entidades candidatas às vagas ocorrerá no dia 16 de outubro, às 14 horas, na sala do Pós I do Centro de Ciências da Saúde da Unisinos, em São Leopoldo. A posse dos representantes das entidades eleitas na segunda chamada está marcada para 13 de novembro, durante a reunião plenária do Comitesinos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.