Prêmio escolhe nome para novas espécies botânicas

Seis brasileiros com destacada atuação no cenário nacional, a serem escolhidos por voto popular, darão seus nomes a espécies botânicas recém-descobertas na Reserva Natural da empresa Vale do Rio Doce, localizada em Linhares, no norte do Espírito Santo (ES). Esta é a principal ação do Prêmio Brasileiro Imortal, lançado no dia 11 de julho, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio. Ainda na direção do compromisso com a sustentabilidade, o presidente da Vale, Roger Agnelli, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinaram um termo de compromisso prevendo que a companhia exija de clientes a comprovação da legalidade da madeira e do carvão vegetal utilizados na cadeia produtiva.

A escolha dos nomes das novas espécies será feita por meio de uma eleição através do site www.brasileiroimortal.com.br. Um selo com o nome e a ilustração das espécies homenageará os vencedores da premiação, que terá duas categorias – uma nacional e outra regional, para cada uma das cinco regiões brasileiras. Os indicados para a votação são: o jornalista José Hamilton Ribeiro, o cientista José Mario Ayres, o biólogo e conservacionista Paulo Nogueira Neto, o ecofisiologista Adalberto Luis Val, dom Alcimar Caldas Magalhães, a escritora e poetisa Zeneida Lima, o artista plástico José Francisco Borges, o professor João Abner, a escritora Rachel de Queiroz, o ambientalista Ezechias Paulo Heringer, o poeta Manoel de Barros, o introdutor da Eco-história na moderna historiografia Paulo Bertran, o geógrafo e professor Aziz Ab Saber, o conservacionista Ibsen de Gusmão Câmara, o músico e compositor Tom Jobim, o médico veterinário Clovis Schrappe Borges, o farmacêutico e bioquímico Miguel Krisgner e o pesquisador Oldemar Carvalho Júnior. O prazo para a votação vai até 30 de setembro.

Com o Brasileiro Imortal, a Vale pretende dar visibilidade as suas ações sustentáveis, em especial, ao trabalho desenvolvido na Reserva Natural. Desde que a empresa a adquiriu, nos anos 50, até hoje, já foram descobertas na região 96 espécies da flora brasileira. A reserva é a maior área de Mata Atlântica em relevo plano do Brasil. Além da preservação, a empresa desenvolve no local pesquisas científicas de repercussão para o meio ambiente, essenciais para a conservação e recuperação de ecossistemas tropicais.

Prêmio cultural

Integra o prêmio um concurso cultural constituído da resposta, em até 30 palavras, à frase O que é ser ambientalmente responsável?

Os autores das cinco melhores respostas ganharão uma viagem, com acompanhante, para conhecer a reserva de Linhares, no Espírito além de terem uma árvore com seu nome, plantada na Amazônia.

Serviço

Para visitar a reserva:

Hospedagem

Telefones: (27) 3371-9797 / (27) 3371-9799

Fax: (27) 3371-9733

E-mail: iavl@vale.com

Para hospedagem: O Hotel funciona de sexta a domingo. Nos demais dias, o funcionamento é voltado apenas para recebimento de grupos.

Visitação e eventos

Telefones: (27) 3371-9702 / (27) 3371-9703

Fax: (27) 3273-1277

E-mail:iavl@vale.com

Para visitação: Aberta de terça a domingo, das 7h30min às 16h30min.

A reserva

Com 22 mil hectares, a Reserva Natural Vale é reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural Mundial da Costa do Descobrimento e detém o maior viveiro de mudas da América Latina. Sua capacidade de produção anual é de 55 milhões de unidades, de mais de 800 diferentes espécies tropicais e com maior ênfase nas de Mata Atlântica. Em 2007, a colheita bruta de semente foi de aproximadamente 1,6 tonelada.

A área é reserva genética do jacarandá, da macanaíba, da peroba amarela, do paraju e de outras espécies da flora tropical, como a castanha do Pará, cuja preservação também é garantida pela implantação de um banco genético na Reserva.

Os pesquisadores da reserva desenvolveram tecnologia para recuperação de florestas secundárias e de proteção e recuperação das margens dos corpos d’água (nascentes, córregos, rios e lagoas).

O complexo reservado à visitação possui sete trilhas, com percursos que variam de 900 a 1.500 metros com diferentes atrativos e que podem ser percorridas, em média, em cerca de uma hora. A trilha mais procurada é a do Pequi Vinagreiro, mas o visitante pode ainda conhecer a Trilha do Arboreto (coleção de árvores de diferentes espécies tropicais), a Trilha da Restauração da Mata Atlântica (onde se aprende a fazer restauração ambiental); a Trilha do Palmeto (coleção de palmeiras); a Trilha do Reflorestamento com espécies de Mata Atlântica; a Trilha do Pomar de Frutas Tropicais (com mais de 100 espécies) e a Trilha de Produção de Mudas (viveiro).

Leave a Reply

Your email address will not be published.