Ausência de lei impede que reciclagem ultrapasse 12% do lixo urbano

Apesar de ainda não haver um marco regulatório para a reciclagem, o Brasil já consegue movimentar R$ 8 bilhões anuais com o setor, gerando renda a 800 mil catadores, mantendo cerca de 550 cooperativas e empregando formalmente 50 mil pessoas em indústrias destinadas ao reaproveitamento do lixo seco.

Hoje, a reciclagem atinge cerca de 12% do lixo urbano – calculado em 61,5 milhões de toneladas por ano –, mais por esforço dos que abraçaram a causa do que por incentivo público.

Mesmo assim, pelo sétimo ano consecutivo o Brasil é campeão mundial na coleta e reutilização de latinhas de alumínio, com índice de 96,5% de aproveitamento do material em 2007. E é o segundo na reciclagem de garrafas PET, com 51,3%, contra 62% do Japão.

“A reciclagem vem crescendo, mas temos muito a avançar resolvendo gargalos com maior envolvimento das prefeituras, conscientizando a população, colaborando com as cooperativas, sem falar na questão tributária e na falta de um marco regulatório” diz André Vilhena, diretor-executivo da associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre).

Em 2007, o Brasil reciclou 11,3 bilhões de latas de alumínio o equivalente a160,6 mil toneladas. De acordo com a Cempre, o material é recolhido e armazenado por cerca de 130 mil sucateiros.” A explicação para o aumento da reciclagem de latinhas está na eficiência da coleta, que funciona cada vez melhor, sem interferência do Estado.. É a autonomia pelas leis do mercado’ explica Renault Castro, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade.

O preço da sucata, diz Castro, acompanha o preço do alumínio no mercado internacional.Com liga metálica mais pura, a sucata é transformada em lâminas destinadas geralmente à produção de novas latas ou é empregada na fundição de autopeças.

Já a garrafa PET gera produtos de vestuário, tapetes, carpetes, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas, cordas, placas de trânsito, entre outros. A estimativa é de que tenham sido recicladas 230 mil toneladas de PET em 2007. Além disso, são reaproveitados 40% do aço, 20% dos plásticos, 46% do vidro e 38% do alumínio, entre outros materiais, como o papel.

Fonte: Agência Senado.

Conama revê norma sobre pneu

A Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos do Conama se reune nos dias 28 e 29 de agosto, em São Paulo, para discutir a revisão da Resolução 258/99 que trata da destinação final de forma ambientalmente adequada e segura de pneus. Durante a reunião serão realizadas apresentações do setor empresarial, governamental e da sociedade civil organizada sobre alterações na redação dos artigos da minuta de revisão.

Se aprovada na câmara técnica, a proposta seguirá para análise da Câmara de Assuntos Jurídicos do Conama. A 28ª reunião da CT de Saúde ocorrerá na sede do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema).

Fonte: MMA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.