
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) lança no próximo dia 27, em Porto Alegre (RS), na abertura do Seminário Sulbrasileiro de Saneamento Ambiental, o livro “Inovações Tecnológicas no Saneamento – Lodos e Odores”. A proposta inova ao buscar retratar o panorama da questão lodos e odores no momento da realização do evento, apresentando os principais aspectos discutidos em cada painel. Como explica a engenheira química Maria Lúcia Coelho. da diretoria da ABES-RS, a publicação baseou-se nas apresentações dos painelistas na abordagem dos seus respectivos temas.
“Os capítulos relatam as mudanças e a nova realidade do setor quanto ao assunto; a importância do tratamento do lodo de ETA e ETE; as experiências e as soluções adotadas no tratamento do lodo e para os problemas de odores no tratamento dos esgotos” diz Maria Lúcia. E acrescenta que a demanda por soluções nestas questões avança à medida que aumenta a necessidade de ampliação dos sistemas de tratamento de esgoto e água para atendimento das Metas do Milênio e melhoria nos indicadores de saúde, saneamento e meio ambiente do país.
O presidente da ABES-RS, Geraldo Leal destaca que com esta publicação, registrando a troca de informações entre especialistas de várias partes do país – com dificuldades semelhantes no enfrentamento das soluções – a entidade busca consolidar seu papel como espaço de divulgação e informação à sociedade.
Dividido em oito capítulos o livro, elaborado por uma comissão formada pelas jornalistas Cecy Oliveira e Gilmara Gil com a assessoria técnica da engenheira sanitarista Deisy Maria de Andrade Batista, aborda os seguintes temas:
1 A Questão dos Lodos e Odores no Tratamento da Água e do Esgoto;
2 Lodos de ETAs e ETEs – Visão geral, importância do tratamento, minimização e disposição adequada;
3. Experiências com tratamento de lodo de ETAs e ETEs: as soluções adotadas no Brasil – cases, produtos e serviços;
4. Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros Sanitários em ETEs;
5. O Panorama da Pesquisa de Saneamento no Brasil: As Soluções para o Lodo e Odor;
6 Soluções para os problemas de Odores – Experiências do Brasil;
7. Legislação e Fiscalização: Conflitos e Soluções –
8. Relato de Casos.
Serviço:
Evento: Lançamento do livro “Inovações Tecnológicas no Saneamento – Lodos e Odores”.
Data: 27/08 – 19h
Local:Auditório Itapema – Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael – Porto Alegre (RS).
O problema das ligações domiciliares
“Ligações domiciliares de esgoto: um problema a enfrentar” é o tema de um dos painéis do III Seminário Sulbrasileiro de Saneamento Ambiental que acontece de 27 a 29 deste mês no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Conforme explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a companhia paranaense implantou um modelo de gestão socioambiental que segue os princípios da gestão integrada e da responsabilidade compartilhada, integrando ações da empresa às iniciativas da sociedade e Governo.
Como exemplo, ela cita o “Programa Viva Natureza – Se Ligue na Rede”, que apresenta um forte componente educativo de mobilização, participação e ação social como a formação de multiplicadores, constituição de grupos gestores, formação de encanadores, formação de empreiteiros e em abordagens domiciliares.
Sob a coordenação do diretor-presidente da Corsan, engenheiro Márcio Rache Freitas, este painel contará ainda com a participação de Marcela Rúbia Gava, do Programa de Educação Ambiental da Citágua – Água de Cachoeiro S/A. A palestrante fará uma abordagem sobre “Os planos de comunicação como instrumentos de gestão”. O evento é uma promoção da ABES-RS.
Informações e inscrições:
www.abes-rs.org.br ou pelo telefone: (51) 3231 0311.
Leave a Reply