Supermercados do RGS lançam sacolas mais resistentes

Na próxima terça-feira (19/08), a indústria do plástico, através da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, e a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) vão assinar um termo de Parceria para a implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

A iniciativa é da Plastivida, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e tem o apoio formal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As entidades assumirão formalmente a parceria na abertura da Expoagas 2008 – Feira de Produtos e Serviços para Supermercados, que acontecerá no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Produzidas de acordo com a norma ABNT 14.937, as sacolinhas ficam mais resistentes e trazem estampado o peso que suportam, oferecendo segurança ao consumidor, que pode dispensar a sobreposição da embalagem e usá-la em sua capacidade total. De acordo com simulações já realizadas pela Plastivida, com isso, é possível reduzir em pelo menos 30% a distribuição das sacolinhas nos supermercados.

Faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas o treinamento dos supervisores, operadores de caixa e empacotadores para que informem ao consumidor que as novas sacolas adotadas são mais resistentes e que agüentam o peso de suas compras sem que seja necessário usar as sacolas em duplicidade (sobrepostas) ou de subutilizá-las (não levá-las cheias).

Os primeiros resultados do programa

O primeiro piloto do programa foi realizado em São Paulo durante o mês de junho. Já nesses 30 dias, o Programa apontou uma redução de 12% no uso das sacolas. Lançado na capital paulista durante a abertura da Apas 2008, em maio, o programa piloto contou com 16 lojas da Grande São Paulo espalhadas em várias regiões da cidade. A redução obtida em um mês de programa-piloto foi positiva frente ás metas da campanha. “Em um ano de trabalho, com melhoria da qualidade das sacolas e com a conscientização das pessoas, pretendemos reduzir em 30% o uso das sacolas”, afirma o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo.

Serviço:

Assinatura do Compromisso de Parceria para a implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas

Data – Terça-feira, 19 de agosto de 2008 – 10 horas

Local – Expoagas – Centro de Eventos da Fiergs – Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre.

R$ 10 milhões para pesquisa em recursos hídricos

A conservação de água e do solo e o aumento da produção de água em unidades rurais de produção familiar são os objetivos do edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para selecionar projetos que incentivem a adoção de conhecimentos, tecnologias e metodologias participativas para apropriação integrada de práticas agrícolas, florestais e sanitárias.

Estão disponíveis R$ 10 milhões, dos Fundos Setoriais do Agronegócio e de Recursos Hídricos, e as propostas devem ser encaminhadas ao CNPq até 22 de setembro, contemplando temas como:

1) o restabelecimento das funções hidrológicas dos ecossistemas;

2) adoção de técnicas agrícolas que promovam o uso sustentável e conservação da água;

3) tecnologias para recuperação e proteção de nascentes,

4) matas ciliares e áreas de preservação permanentes;

5) conservação e valoração de serviços ambientais;

6) tratamento de efluentes e destinação adequada de resíduos nas propriedades agrícolas.

Poderão apresentar propostas pesquisadores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, instituições públicas de pesquisa e/ou extensão. O coordenador do projeto deve possuir título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, para que seja possível o preenchimento e envio da proposta ao CNPq, ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa e ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço eletrônico:

www.cnpq.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.