
Em matéria onde que analisa o comportamento do leitor de revista e a tendência de valorização das edições digitais a revista Meio&Mensagem publica dados relativos ao informe da consultoria Pricewaterhouse&Coopers sobre as revistas na era digital, que mostrou ainda que, em relação às revistas convencionais, as digitais terão dez vezes mais inserções publicitárias nos próximos quatro anos.
Segundo a publicação, o estudo,Intitulado “The medium is the message” (O meio é a mensagem), analisou as mudanças no comportamento do consumidor de revistas e qual deve ser o caminho adotado pelas editoras da indústria. Também foi forneceu uma visão sobre como as grandes agências de publicidade estão respondendo à digitalização do mercado de revistas, que alcança globalmente um faturamento de 50,4 milhões de euros e, em 2012.
A tendência revelada pela pesquisa é de que embora a maioria dos consumidores continuem preferindo ler revistas impressas, 60% deles disseram que nos próximos cinco anos investirão menos tempo em ler revistas no papel e mais em acessar o conteúdo disponível na internet.
A reportagem reproduz a opinião de Marieke Van Der Donk, da Pricewaterhouse da Holanda, segundo a qual este é o momento em que os editores de revista devem adotar novas estratégias e encontrar meios alternativos para garantir seus lucros. Muitos já admitem que pelo menos 20% dos lucros virão das edições digitais.
Publicidade também vai mudar
A pesquisa apontou, ainda, que a publicidade nas revistas online deve crescer dez vezes mais do que a destinada à publicidade convencional, até 2012, e no que se refere ao consumidor, mais da metade dos entrevistados reprovam a intromissão dos “pop-ups”, mostrando-se muito mais receptivos à publicidade feita por meio de marketing direto digital e através de e-mails e banners.
Muitas agências já estão fazendo ajustes, uma vez que é mais que evidente o fato de que a mídia digital requer modelos de negócio diferentes dos desenvolvidos para os meios tradicionais. Um exemplo citado no informe da Pricewaterhouse, é de que nos Estados Unidos a maioria dos executivos esperam que os publicitários lhes ofereçam soluções para diversas plataformas, e que a maioria dos anúncios desenvolvidos para mídia impressa atualmente já são parte de um pacote multimídia.
Leave a Reply