Os serviços ambientais são fundamentais para a vida do planeta: água, ar limpo, produção de alimentos, fibras e energia estão entre as necessidades fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos. O risco do desaparecimento gradual desses serviços ambientais, as consequências dessa devastação e as possíveis soluções para reverter esse quadro estão entre os assuntos a serem abordados em Recife, no próximo dia 17 de julho, no evento Biodiversidade e Pesca: Serviços Ambientais Ameaçados?
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM), inventário científico liderado pela ONU, do qual participaram 1.360 especialistas de 95 países, constatou que dos 24 serviços ambientais considerados essenciais para a vida, 15 estão desaparecendo ou perdendo gradativamente a função. Como conseqüência desse cenário, a atividade pesqueira no modelo atual se inviabiliza em 2040. Entre os exemplos dessa degradação estão os peixes tambaqui e pirarucu, ambos em processo de extinção no Brasil.
O 3º encontro do Sustentável 2008 objetiva apresentar diagnósticos e discutir os papéis reservados aos diferentes setores de nossa sociedade face ao atual estado de degradação dos serviços ambientais mundiais e brasileiros e, especialmente, àqueles que se referem à pesca. O evento visa ser um espaço de reflexão e de busca de soluções para a preservação e mitigação dos efeitos do desaparecimento em serviços ambientais fundamentais.
O encontro terá painéis expositivos tratando de temas como perspectivas nacionais e internacionais acerca dos serviços ambientais; conservação e alternativas face ao processo de degradação; uso racional dos recursos pesqueiros, entre outros. Além das exposições e debates serão também formuladas propostas relativas ao tema para encaminhamentos aos governos locais, estaduais e federal, além de outros atores chaves da sociedade.
A Abertura do encontro fica por conta do presidente executivo do CEBDS, Fernando Almeida e já estão confirmados como palestrantes o convidado internacional John Finisdore, do World Resources Institute (WRI); José Dias, do IBAMA; Mauro Rufino, da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP) do Governo Federal; Ana Paula Prates, do Ministério do Meio Ambiente; Clemente Coelho, da Universidade de Pernambuco; Alexandrina Sobreira de Moura, da Fundação Joaquim Nabuco; Alberto Campos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e Beatriz Bulhões, diretora do CEBDS .
O encontro de Recife, que tem inscrições gratuitas pelo site: www.sustentavel.org.br, faz parte do ciclo de encontros Sustentável 2008, uma série eventos temáticos promovidos pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O primeiro encontro do Ciclo Sustentável foi realizado no Rio de Janeiro (RJ) em março e teve como tema “Lucro X Sustentabilidade”.
De acordo com o presidente-executivo do CEBDS, Fernando Almeida, o ciclo Sustentável 2008 visa levar a discussão sobre sustentabilidade a outras cidades do país, deixando a velha prática de manter os debates apenas restritos ao eixo Rio-São Paulo, e quebrar o caráter elitista que ainda prevalece em torno do assunto.
MMA decreta emergência em 13 Estados.
Portaria publicada no DOU, declara estado de emergência ambiental nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
A iniciativa tem por objetivo prevenir a ameaça iminente de focos de incêndios na estação seca, o que caracteriza alto risco ambiental. Para dar combate aos focos de incêndios, o MMA está providenciando a contratação de 1.000 brigadistas.
A iniciativa do MMA tem também o intuito de honrar compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil no sentido de evitar emissões de CO² para a atmosfera, que sejam oriundas de incêndios florestais.
Fonte: MMA..
Leave a Reply