IBOPE identifica relação dos brasileiros com o meio ambiente

O IBOPE levantou uma série de informações por meio de sua ferramenta Target Group Index – estudo regular realizado pelo IBOPE Mídia com o intuito de verificar alguns aspectos sobre como a população brasileira lida com questões relacionadas ao meio ambiente.

A pesquisa demonstrou que a maior parte dos brasileiros ser interessa pelo assunto e deseja contribuir de alguma forma. Por exemplo, quando perguntados sobre se estariam dispostos a trabalhar como voluntário para uma causa nobre, 65% dos entrevistados disseram que sim. Apenas 18% da amostra pesquisada afirmou não ter muito interesse com a proteção do meio ambiente. Pelo contrário, grande parte dos indivíduos (76%) disse apreciar o fato de entender mais sobre natureza e meio ambiente.

Quando o assunto é reciclagem, os brasileiros também demonstram disponibilidade para colaborar. 85% dos entrevistados consideram reciclagem um dever de todo cidadão. Mesmo assim, muitos ainda não fazem sua parte. Pouco mais da metade (57%) dizem fazer um esforço consciente para reciclar os produtos que consomem.

O estudo também identificou uma maior abertura da população brasileira para produtos que de alguma forma tragam vantagens para o meio ambiente. Quando perguntados se estariam dispostos a pagar mais por um produto que seja saudável para o meio ambiente, 70% concordaram. Em relação ao consumo de alimentos orgânicos, menos da metade (45%) disseram que compensaria pagar um pouco mais por alimentos dessa natureza.

Metodologia

Target Group Index – estudo “single source” do IBOPE Mídia sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 58 países.

Os dados acima referem-se ao período de agosto de 2007 a janeiro de 2008 e a amostra é constituida por 9.088 entrevistas com a população de 12 a 64 anos residente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Leave a Reply

Your email address will not be published.