
A partir de um briefing do Greenpeace para o desenvolvimento de uma campanha online de alerta sobre as mudanças climáticas, a AlmapBBDO criou uma maneira diferente de falar com o público: um game multiusuário que alerta os participantes sobre a emissão de gases poluentes do mundo e a questão do aquecimento global. O game “Weather” traz todas as informações que a ONG quer comunicar e ainda permite que os usuários possam interagir com pessoas do mundo todo para a salvação do planeta. Para acessá-lo, basta ir ao endereço: www.greenpeaceweather.com.br.
O game utiliza a tecnologia do Flash Media Server Interactive da Adobe. A LocaWeb, que também está envolvida neste projeto, fornecerá o suporte na internet para o game, que foi produzido em parceria com a Colméia.
Diante de um quadro crítico no qual o Brasil é o 4° maior emissor de gases poluentes do mundo e que ainda trata a questão do aquecimento global como um problema distante, o Greenpeace faz um alerta com o game multiusuário.
“Weather” foi desenvolvido a partir de jogos de tabuleiro e, à medida que os participantes interagem, eles aprendem sobre as causas das mudanças climáticas. O game permite a participação de duas a quatro pessoas em cada sala, que unidos lutam pelo fim da agressão humana ao meio ambiente. Em três diferentes níveis de dificuldade, os jogadores formam um verdadeiro exército verde para criar táticas e estratégias, com um trabalho coordenado e cooperativo para resolver problemas que surgem nos territórios. Se esses problemas não forem solucionados na mesma rodada, eles ganham força e tornam-se crônicos. Com o jogo, os participantes conhecem as causas do aquecimento global e assim poderão mudar ações cotidianas para colaborar com a conservação do planeta.
Alemanha ajuda conservação
Agência Lusa
O governo alemão vai subsidiar a proteção internacional das florestas com um bilhão de euros (cerca de R$ 2,6 bilhões), A verba será concedida em duas fases, sendo que metade será aplicada entre 2009 e 2012. “A preservação das espécies é um dos desafios que temos que enfrentar, além da proteção climática”, afirmou a chanceler alemã Angela Merkel Merkel na mensagem sobre o subsídio.
Florestas e mudanças climáticas
As pessoas têm um bom entendimento da ligação entre a destruição das florestas tropicais e a mudança climática, mas contam com soluções e liderança de governos, de acordo com uma nova pesquisa patrocinada pelo Projeto de Florestas Tropicais do Príncipe (PRP).
De acordo com os principais resultados de um programa de pesquisa independente de mercado conduzido por Lippincott no início de 2008, no Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha:
* Os consumidores entendem as conseqüências do desmatamento na mudança climática – em média, 56% das pessoas de todos os países estão conscientes de que esse fator contribui mais para a emissão de gases de efeito-estufa do que todo o setor global de transporte.
* Preservar as florestas tropicais é visto como prioridade que só fica atrás da mudança para o uso de energia renovável, entre os fatores com maior potencial prático para reduzir o ritmo de mudança climática.
* 2/3 (67%) acreditam que os governos têm um papel fundamental no desenvolvimento de soluções para ajudar a lidar com o problema da mudança climática.
Um resumo dos resultados da pesquisa está no website do PRP, no endereço:
www.princesrainforestsproject.org..
Leave a Reply