
Mesmo com toda vontade e pré-disposição para fazer a separação do lixo para reciclagem, há quem tenha dúvidas de como organizar e armazenar o material até que o caminhão da coleta seletiva passe na residência ou até que sejam encaminhados ao posto de coleta mais próximo.
Para ajudar a resolver essa questão o gerente do centro de treinamento da Multicoisas, Nelson Hokama, explica quais são os passos que facilitam a tarefa.
Passo a passo
Material necessário:
– Lixeira Recicla Fácil 4X1
– Sacola de naylon ou biodegradável
– Sacos específicos para reciclagem de vidro, papel, plástico e metal
– Amassador de latas
1 – Para começar, crie o hábito de, pelo menos, separar resíduos orgânicos dos secos. Utilize de preferência sacos biodegradáveis.
Atenção: ao ir às compras em supermercados, evite usar as sacolas plásticas convencionais, prefira as de naylon, que são reutilizáveis.
2 – Para aprimorar a separação, tenha também uma lixeira específica para reciclagem, com nichos para cada tipo de lixo: papel, vidro, plástico e metal.
3 – Crie o hábito de lavar e secar bem as embalagens tetrapack após o uso e dobrá-las sempre que possível para não fazer volume.
4 – Lave e seque as embalagens de lata, alumínio, PET, plástico e vidro para evitar ratos, baratas e outros tipos de insetos.
5 – Diminua o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas. No caso da garrafa, depois feche a tampa. Com as latinhas, use amassadores para facilitar.
6 – Separe os papéis, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas em vez de amassá-las. Papel amassado ocupa mais espaço, dá mais trabalho e encarece o transporte.
7 – Se o condomínio ou residência não tiver o serviço de coleta seletiva, vá guardando tudo em caixas separadas e depois leve o material até um posto mais próximo. Existem vários sites com endereços.
Atenção: Incentive o síndico ou os moradores do bairro a construir coletores para separar, pelo menos, os materiais secos dos orgânicos. Rapidamente, catadores da região enxergarão essa oportunidade. Os resíduos são fonte de renda para muitas pessoas. Um pequeno esforço tornará toda a comunidade em aliados do meio ambiente.
Fonte: Multicoisas – www.multicoisas.com.br .
Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promove o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, que será realizado no período de 10 a 15 de setembro de 2008, na cidade de Florianópolis (SC). O tema central é “Saúde Pública, Responsabilidade Sócioambiental e Excelência na Gestão”.
O seminário será composto por painéis, mesas-redondas, IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa, IV Mostra de Experiências Bem-Sucedidas, II Mostra do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa, Feira Institucional, e atividades pós-seminário, como: minicursos, oficinas, Encontro Regional de Preservação de Mananciais e Visitas Técnicas.
As inscrições para a IV Mostra de Experiências Bem-Sucedidas estão abertas até o dia 16 de junho e a divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 8 de agosto de 2008.
O público estimado é de 1.500 pessoas, dentre profissionais de instituições públicas e privadas, de organização não-governamentais, de associações de usuários, de universidades e de institutos de pesquisas, que atuam na área de saneamento ambiental e de engenharia de saúde pública.
Mais informações e inscrições: site da Funasa: www.funasa.gov.br.
Leave a Reply