
Cidade de Goiás – patrimônio histórico – (foto Divulgação FICA).
Ao contrário das edições anteriores, que privilegiavam a exibição de grandes espetáculos musicais, nesse X FICA quase 90% das atividades serão voltadas para o cinema. O aumento do espaço para exibição das produções goianas e a programação de 14 cursos e quatro oficinas – mais que o dobro das realizadas em 2007 – são algumas das novidades. O cinema brasileiro terá destaque especial com a homenagem ao cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do cinema novo, que trará para exibição e discussão os filmes que integram a sua expressiva produção cinematográfica desde o início de carreira.
As questões ambientais do Centro-oeste terão espaços de discussão diferenciados. O Cerrado será o tema central de todas as mesas-redondas, que serão coordenadas pelo jornalista e ambientalista Washington Novaes e terão a participação de especialistas convidados. Alguns dos temas a serem discutidos são as conseqüências do desmatamento desordenado, o avanço das culturas da soja e da cana-de-açúcar e as interferências no clima e na qualidade de vida.
O novo formato privilegia ainda a preservação do centro histórico da cidade de Goiás – nenhum palco será erguido na praça do coreto e todos os eventos programados acontecerão em locais que não colocam em risco os prédios ou monumentos históricos tombados.
Filmes Inscritos
O X FICA teve um total de 439 obras inscritas – 191 curtas-metragens, 175 médias e 73 longas-metragens. Desse total, 208 são brasileiras, 48 goianas e 183 estrangeiras. A França está em primeiro lugar, com 36 filmes inscritos, seguida pelos Estados Unidos (26) e pela Alemanha (18). O gênero documentário predominou com 341 filmes, seguido por 52 ficções, 41 animações e 5 séries televisivas.
O Júri Oficial do FICA será presidido pelo cineasta João Batista de Andrade, um dos fundadores do Festival Goiano, e integrado por:
* Phillipe Dubois, professor de cinema da Sorbone;
* Daniele Gaglinone, diretor italiano, responsável pelo filme “Nemmeno il destino”;
* André Trigueiro, jornalista e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, coordenador Editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI”;
* Wladimir Carvalho, cineasta e jornalista, professor de cinema da UNB e um dos criadores do primeiro festival de cinema de Brasília;
* Evaldo Mocarzel, cineasta, documentarista, autor do filme À Margem da Imagem, premiado com 17 prêmios nacionais e internacionais;
* Altair Sales, ambientalista, professor da Universidade Católica de Goiás e um dos fundadores do Memorial do Cerrado.
O anúncio dos selecionados será feito no dia 19 de maio.
Cursos
O X FICA programou a realização de 14 cursos, entre eles o de Montagem de Cinema, com a professora Joanise Levye com o diretor e editor Felipe Lacerda; Fotografia no Cinema, com o fotógrafo de cinema Alziro Barbosa, e Documentário Brasileiro Contemporâneo: tendências, com a professora Andréa França, da PUC do Rio de Janeiro.
Serviço
X Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Data: de 10 a 15 de junho de 2008
Local: Cidade de Goiás
Informações: www.fica.art.br.
Guia de reciclagem
O Instituto do PVC, entidade que representa toda a indústria do PVC no Brasil, está lançando um guia para pequenos e médios empreendedores que queiram investir no mercado de reciclagem.
O trabalho foi elaborado com especialistas da USP e conta com simulações de negócios para que o usuário do guia tenha uma noção de como, onde e quanto investir. O objetivo principal do guia, chamado Reciclagem Mecânica do PVC é apresentar uma referência para os empresários potencialmente interessados em associar as vantagens de um empreendimento rentável ao bem-estar da sociedade.
Em uma das simulações que comprovam a viabilidade técnico-econômica da reciclagem do PVC, o livro mostra que para um investimento de US$ 408 mil, e capacidade de 612 toneladas por ano, o lucro líquido anual projetado se situaria em US$ 650 mil. Este exemplo foi baseado em um tipo de indústria que atua captando matéria-prima de sucateiros e transformando-a em mangueiras.
Mais informações:
www.institutodopvc.org/reciclagem
Leave a Reply