Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Rádio Câmara transmite uma série com três reportagens sobre o papel da mobilização popular na preservação de mananciais. Apresentada pela jornalista Daniele Lessa, a série abordará três diferentes temas onde a participação dos cidadãos é fundamental na preservação da água, além de experiências que explicam como preservar os mananciais brasileiros.
Na matéria que abre a série, será relembrada a mobilização para salvar o rio Tietê, que se transformou no maior exemplo de degradação ambiental e também no maior projeto de despoluição do planeta.
Na segunda reportagem, será mostrado o funcionamento dos comitês de bacias, que têm, entre outras atribuições, as de promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos; e arbitrar, em primeira instância, os conflitos relacionados a recursos hídricos. Os comitês são órgãos colegiados com a participação dos usuários, da sociedade civil organizada, e de representantes de governos.
Para finalizar a série, o ouvinte vai conhecer o projeto Mulheres das Águas, pelo qual moradoras da área rural do município de São João da Aliança, em Goiás, se uniram para a preservação da microbacia do rio Tocantins.
As reportagens especiais sobre a água serão veiculadas de segunda à quarta-feira, dentro do jornal Câmara Aberta, que começa às 7h30, com reprise às 23h.
Reportagem: Daniele Lessa
Produção: Lucélia Cristina e Mônica Lion
Edição: Luiz Cláudio Canuto
A TV Câmara pode ser sintonizada por antena parabólica em todo o País e também nas TVs por assinatura NET, SKY e TVA. Na Internet pode ser assistida ao vivo através do site www.tv.camara.gov.br.
Fonte: Agência Câmara.
Toma posse Conselho do Pantanal
A primeira reunião de trabalho do Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal tem início nesta quarta-feira (2), com a solenidade de posse dos 57 conselheiros, sendo 37 representantes da sociedade e 20 do governo federal, dos estados (MT e MS) e dos município.
O conselho terá como principal tarefa conciliar interesses conflitantes, planejar e coordenar todas as atividades a serem desenvolvidas na região do Pantanal.
A Reserva da Biosfera do Pantanal foi criada em 2000, pela Unesco e aprovada pelo MMA e pela Comissão Internacional do Programa O Homem e a Biosfera, em Paris. Sua missão consiste na conservação da biodiversidade, na promoção do desenvolvimento sustentável e no fomento à pesquisa. E também no monitoramento e na educação ambiental, buscando contribuir de forma eficaz para o relacionamento harmônico entre a sociedade pantaneira e o seu ambiente.
Leave a Reply