
A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o “Going Green”, iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de software corporativos. O sistema ajuda a atingir metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia, com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono, com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) a minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.
“O ponto comum das empresas que estão se tornando ‘verdes’ é a necessidade de atingir objetivos sustentáveis e ainda trazerem retorno do investimento”, diz Melissa Puls, diretora sênior de Marketing de Soluções da Infor. “Esses objetivos não são mutuamente excludentes, a Infor esta focando esforços em colaborar com seus clientes a conquistar ambos”.
O Infor EAM é um exemplo de como software corporativos ajudam as corporações a implementarem e manterem programas verdes. A solução possibilita às empresas dirigirem eficientemente o uso de seus ativos, levando a uma melhora da performance e redução do consumo de energia.
O EAM permite às empresas rastrearem o uso de energia por ativos individuais e identificar equipamentos com baixo desempenho, o que possibilita tomar ações corretivas que diminui custos e consumo de energia. Por meio do programa de manutenção preventiva, o Infor EAM contribui para que as organizações mantenham os ativos em condições ideais, ampliando seu ciclo de vida e minimizando desperdícios. Companhias como Bentley College estão se voltando para o Infor EAM para ajudar a implementar, monitorar e mensurar suas iniciativas verdes.
“Bentley College está contribuindo para pesquisas e diálogos sobre mudanças climáticas e boas políticas ambientais”, diz Kerri Roche, diretora assistente de Sustentabilidade e Energia da Bentley College, em Waltham, Massachusetts (Estados Unidos), um cliente Infor EAM.
A solução Infor PLM fornece visibilidade ao impacto ambiental dos produtos, como aterros e exposição a materiais nocivos, que são relevantes para regulamentações governamentais como a diretriz Restrição Substancias Nocivas (RoHS, na sigla em inglês) e o Clean Water Act.
O Infor PLM ajuda a gerenciar isso por todo o ciclo de vida da produção, capacitando os fabricantes a manter responsabilidade social em sua rede de fornecedores. Um feedback interativo por todo o ciclo de vida do produto ajuda a minimizar a exposição e melhorar os produtos, permitindo aos fabricantes desenhar instruções verdes nos materiais e processos de fabricação. Além disso, o Infor PLM colabora na redução de material sem valor agregado, o que melhora a emissão de carbono do fabricante.
Inscrições ao Prêmio Fiema
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fiema, que tem como objetivo promover o reconhecimento das melhores idéias e iniciativas visando à minimização dos impactos ambientais. Poderão participar do Prêmio Fiema empresas, ONG´s, estudantes, instituições de ensino e governamentais e demais instituições.
O Prêmio Fiema integra a Fiema Brasil 2008, Feira Internacional de Tecnologia para o Meio ambiente, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
O Prêmio Fiema é dividido em duas categorias: educacional, com iniciativas que visam essencialmente a promoção da educação e o aumento do conhecimento na área; e tecnologia ambiental, com iniciativas que visam a adoção de técnicas que resultem na diminuição de impactos ambientais adversos, tais como a otimização de processos produtivos, equipamentos para controle de poluição, produtos ambientalmente adequados, processos de redução do consumo de recursos naturais e outros.
Os trabalhos serão avaliados nos seguintes quesitos: desempenho ambiental, grau de importância, inovação, potencial de difusão e sustentabilidade. As empresas participantes deverão estar conformes com a legislação ambiental. Serão premiados cinco projetos de maior pontuação em cada categoria. O projeto que obtiver o maior número de pontos será eleito o vencedor do Prêmio Fiema.
O prazo para as inscrições e apresentação dos projetos é até 1º de julho. Mais informações e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.fiema.com.br.
Embaixada britânica doa mudas para o Cerrado
A preservação ambiental é hoje o tema mais discutido no mundo e seguindo esta tendência, a Embaixada Britânica assumiu um compromisso com o meio ambiente. No dia 18 de março, às 14h30min., o embaixador britânico Peter Collecott participa do plantio de 1068 mudas nativas do Cerrado no Jardim Botânico de Brasília.
A Embaixada Britânica adotou o projeto idealizado pelo Plante sua Parte, programa de intervenção ambiental, desenvolvido pelas pesquisadoras Erika Germanos, bióloga, mestre em Biodiversidade e Vanessa Stefani Sul Moreira, bióloga, mestre em Ecologia. O objetivo é compensar as emissões de carbono que acentuam o efeito-estufa e promover as boas práticas de gestão dos recursos naturais nas empresas.
A primeira ação da Embaixada será o plantio das árvores que visa a compensar a emissão de gases gerados a partir das funções realizadas pela instituição.
A Embaixada também seguirá uma cartilha de boas práticas com a adoção de alternativas que podem contribuir com o planeta. Entre elas, a separação em conteiners de materiais como pilhas e lâmpadas fluorescentes e treinamento para funcionários sobre a boa utilização de recursos como a água, materiais de limpeza e economia de energia.
Segundo a bióloga Erika Germanos, coordenadora de projetos do Plante sua Parte, a Embaixada dá o exemplo ao assumir uma atividade que contribuirá para a disseminação da consciência ambiental e para a preservação do Cerrado brasileiro.
Leave a Reply