TI verde é prioridade para os bancos

Quinto maior mercado mundial de microcomputadores, segundo o IDC, com 10,7 milhões de unidades, o Brasil começa a pôr em discussão o destino dos equipamentos obsoletos e inutilizados.

Para tratar da questão, a Febraban – Federação Brasileira de Bancos – realizará workshop, batizado de ‘Green IT’, dia 13 de março de 2008, no WTC, em São Paulo. O encontro contará com a participação do consultor Aerton Paiva, da Apel Gestão de Projetos, e de representantes de duas das principais empresas de TI do mundo, a HP e a IBM. Esse workshop é um dos encontros preparatórios para o Ciab Febraban 2008, o maior evento de Tecnologia da Informação da América Latina, dias 11, 12 e 13 de junho, no Transamérica Expocenter, em São Paulo.

De acordo com a Apel, enquanto um veículo consome duas vezes seu peso em matérias-primas e insumos, um microcomputador com periféricos e peso médio de 24 quilos demanda nada menos do que 1,8 tonelada em recursos naturais e peças para ser fabricado.

O processo de produção do microcomputador exige 10 vezes seu peso em combustíveis fósseis e 1,5 mil litros de água para ser concluído. Apenas um chip de memória randômica consome 1,7 quilo de combustível fóssil ou inacreditáveis 400 vezes seu peso.

Os computadores apresentam partes e peças com metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico) que, uma vez lançados em aterros, contaminam lençóis freáticos e expõem as pessoas a riscos de envenenamento. Mesmo metais leves como o belírio, presentes nas ligas de metal, também apresentam alto índice de toxicidade. Outros elementos perigosos são os fios de PVC e retardantes de chamas (chamados BRT). Todos esses componentes estão presentes na produção de micros, aparelhos celulares, televisores e baterias.

Em busca de estabelecer os três Rs fundamentais da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a Febraban espera que o workshop sirva para produzir idéias e propor medidas que ajudem a atenuar a questão.

Tanto o workshop quanto o painel no Ciab tratarão da legislação existente e das leis que tramitam no Congresso a respeito da questão. O Projeto de Lei (PL) 2.061/2007, por exemplo, dispõe da coleta, reciclagem e destino final de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não mais servem.

Outra iniciativa da Febraban no sentido de incentivar a adoção de medidas socialmente responsáveis na área de instituições financeiras tem sido o “Café com Sustentabilidade”, que se repete desde início de 2007. São cafés-da-manhã tratando de temas relacionados com a Sustentabilidade, tais como Bancos e Sustentabilidade, Mídia e Sustentabilidade e Princípios do Equador. Participam personalidades e especialistas de instituições como Ibope, Editora Abril, ONG Amigos da Terra, Valor Econômico, Assembléia Legislativa de Minas Gerais e Fundação Getúlio Vargas. Só em 2007 foram seis encontros. E em 2008 serão 10 cafés.

Concurso público no MMA

O Ministério do Meio Ambiente realizará concurso público para o preenchimento de 83 vagas no quadro de servidores. As inscrições estarão abertas de 5 a 25 de março, apenas via internet no site

www.cespe.unb.br/concursos/mma2008, e custam R$ 60,00.

As provas serão realizadas no dia 27 de abril. Todas as vagas são de nível superior, para cargos de analista ambiental, com remuneração de R$ 3.663,77. As vagas estão distribuídas em duas áreas de concentração: Administração e Planejamento em Meio Ambiente (43); e Políticas e Gestão em Meio Ambiente (40).

Brasil terá presença marcante na ExpoZaragoza

O Ministério do Meio Ambiente e a Embaixada da Espanha no Brasil apresentaram em Brasília, a Exposição Internacional de Zaragoza 2008, que acontecerá de 14 de junho a 14 de setembro. Mais de 100 países, entre eles, o Brasil, participarão do evento. O País pretende expor sua diversidade ambiental e cultural, assim como suas experiências em matéria de gestão de recursos hídricos e participação cidadã. O estande brasileiro terá como temas as bacias do Amazonas, do Prata e do São Francisco.

Presente à solenidade, a ministra Marina Silva destacou que o evento será uma oportunidade para o Brasil compartilhar idéias e soluções, bem como aportar conhecimentos tecnológicos na área. Ela lembrou os avanços brasileiros referentes à área, citando a Lei das Águas, o Plano Nacional de Recursos Hídricos e o Plano de Combate à Desertificação.

A apresentação oficial da Expo foi realizada na Embaixada da Espanha, com a participação do embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, do comissário da ExpoZaragoza, Emilio Fernández Castaño, e do comissário-geral do Brasil para a ExpoZaragoza 2008 e diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SRHU do MMA, João Bosco Senra.

Leave a Reply

Your email address will not be published.